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NOS Alive 2024 | A Celebração da Longevidade dos Blasted Mechanism Perante a Inércia das The Breeders

NOS Alive 2024 | A Celebração da Longevidade dos Blasted Mechanism Perante a Inércia das The Breeders

2024-07-13, Nos Alive, Lisboa
Rodrigo Baptista
Inês Barrau
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No último dia de NOS Alive 2024, o Palco NOS abriu com a celebração dos 30 anos da banda portuguesa de rock eletrónico/world music Blasted Mechanism e com a chama algo apagada da banda de rock alternativo The Breeders.

Em dia de Pearl Jam já sabíamos que todos os outros grupos que subissem ao palco NOS teriam a difícil tarefa de cativar grande parte dos festivaleiros que tinham comprado bilhete para ver e ouvir uma única banda.

BLASTED MECHANISM

Continuando a demostrar a sua preocupação em colocar nomes portugueses no palco principal do festival, este ano a organização do Alive apostou nos Blasted Mechanism. A banda portuguesa de rock eletrónico/ world music encontra-se neste momento a celebrar os 30 anos de carreira e recebeu este presente como reconhecimento de todo o seu trabalho dentro e fora de portas.

Com nove álbuns editados, os Blasted levaram-nos numa viagem cósmica pela sua discografia. Na plateia era possível distinguir os vários fãs que já acompanham a banda há vários anos, ou até desde o início, e aqueles que desconheciam por completo o historial do grupo, estando desta forma a ter o seu primeiro contacto.

Com uma formação estável composta pelo fundador Valdjiu no bambuleco, calachacra, banjo-bandola e guitarras, Guitshu na voz e teclados, Ary no baixo, Fred Stone na bateria e Riic Wolf na voz, os Blasted conseguiram cativar a extensa moldura humana que já se encontrava à sua frente com a sua sonoridade eletrónica repleta de subgraves pulsantes e ritmos a puxar para a música de rave.

Temas como “Rebirth”, “Come With Us”, “Black Gold”, “Start To Move, “Sun Goes Down” e “Karkov (Nadabrovitchka mix)” demonstraram a qualidade e o traquejo dos Blasted Mechanism em palco. A banda portuguesa não teve problemas nenhuns em aproveitar todos os espaços do palco, incluindo a passadeira, e soube ainda interagir com os fãs e todos os curiosos de forma oportuna. A velha guarda da banda deixa saudades, mas a nova geração dos Blasted está mais do que aprovada!

THE BREEDERS

Banda icónica do rock alternativo dos anos 90, as The Breeders não tiveram a mesma sorte que os Blasted Mechanism no que à reação do público diz respeito. A banda das irmãs Kim e Kelley Deal não conseguiu despontar grande interesse por parte da grande maioria do público do Alive e muito se deveu à estrutura das suas músicas, algo monótonas, assim como ao timbre vocal de Kim, também ele algo monocórdico para um concerto em festival.

Mas, se para a maioria do público do Alive o concerto foi algo aborrecido, o mesmo não se pode dizer de Eddie Vedder, dos Pearl Jam, e Jason “Cone” McCaslin, dos Sum 41, que estiveram a assistir a grande parte do concerto na lateral do palco.

Sem novo álbum para apresentar, as The Breeders focaram o concerto no seu segundo longa duração “Last Splash” (1993). Temas como “Saints”, “Safari”, “When I Was a Painter”, “Cannonball” ou “I Just Wanna Get Along”, não despertaram mais do que uma sensação de enfado no público. Conversas entre amigos, grupos sentados no chão junto ao palco a comer e aplausos pouco sentidos, fizeram-nos pensar se este concerto também não teria sido mais indicado para o palco Heineken, onde por norma constam apenas os fãs mais devotos e os curiosos estão de corpo e cabeça presente na música que está a sair do PA.

Do palco também não vinha propriamente muito entusiasmo, e a sensação que passava era que as The Breeders estavam apenas e só a cumprir mais um dia no escritório. Mas como nem tudo pode ser mau e aborrecido, as irmãs Deal lá sacaram no fim a cartada dos Pixies, grupo onde Kim Deal tocou entre 1986 e 1993 e 2004 e 2013. “Gigantic” de “Surfer Rosa” (1988) foi a eleita e despertou uma faísca que não foi suficiente para salvar a total apatia e desconexão sentida no palco NOS.

Poderia ser uma boa escolha, mas para um concerto ou no Palco Heineken ou em sala fechada.