Sumol Summer Fest @ Ericeira
2013-06-27, Ericeira CampingEste ano a crise fez-se sentir visivelmente naquela que foi a 5ª edição do Sumol Summer Fest, com uma notória diminuição do número de festivaleiros, em comparação com anos anteriores.
Após uma noite de “Welcome Party”, onde imperou o drum and bass de Netsky, a tarde de sexta-feira arrancou com a actuação de Bong Belly Pickney, uma das bandas vencedoras do passatempo que permitia um concerto ao vivo no maior festival de reggae do país. Seguiu-se Dengaz & Convidados, cujo registo hip-hop agradou bastante ao público presente. Já ao pôr-do-sol, sobem ao palco os italianos Mellow Mood, começando assim a fazer-se sentir as verdadeiras vibrações do reggae. Seguem-se Easy Star All-Stars, numa actuação competente, mas que ainda assim mantinha os festivaleiros a meio gás. A agitação chega no momento em que sobe ao palco Tarrus Riley, naquele que foi o melhor concerto do dia, com o público a entoar temas como “Dream Woman”, “Stay With You” ou “She’s Royal”. O primeiro dia de concertos chegou ao fim pela mão dos Morgan Heritage, os quais mantiveram a plateia a abanar-se ao som do reggae durante quase hora e meia de concerto. A festa continuou noite fora ao som de Delta Heavy e Shy FX.
A tarde de sábado, o último e talvez mais aguardado dia do Sumol Summer Fest, teve início com o concerto de Strugglaz Project, também vencedores do concurso de bandas, logo seguido de Orlando Santos, apontado por muitos como a nova promessa do reggae nacional, que no seu registo mais calmo, não desiludiu os festivaleiros presentes. Seguiu-se Garret Dutton, mais conhecido por G. Love. O estilo mais próximo do sloppy blues do one-man-band revelou-se deslocado do ambiente do festival, o que resultou numa plateia sentada e desatenta, apesar do bom concerto. A noite começou a aquecer ao som dos californianos Rebelution, que mantiveram o público a dançar com a sua mistura de rock, world music e reggae. O ponto alto do festival, no entanto, inicia-se com a subida ao palco de Dub Inc., que apresentaram alguns temas do seu próximo álbum, “Paradise”, a ser editado em Outubro, e tendo feito as delícias dos fãs presentes com clássicos como “Murderer” ou “Rude Boy”. O siciliano Alborosie fechou com chave de ouro a última noite de reggae na Ericeira, levando ao rubro o público ao som de êxitos como “No Cocaine”, “Herbalist” ou “Kingston Town”.
Os mais resistentes continuaram no recinto, onde se pôde dançar ao som de DJ Marky & Stamina MC e Benny Page até de madrugada.
O Sumol Summer Fest levou novamente à Ericeira as boas vibrações do reggae e, apesar de alguns concertos menos intensos e da clara diminuição do público presente, continua a afirmar-se com um relevante festival no panorama musical português.
ESCRITO POR: Marta Baptista