maquina

Westway 2025 anunciou programação musical com 12 concertos

03/04/2025

Pongo, Maquina. e Tó Trips entre os 12 concertos que se repartem entre o Teatro Jordão e o Centro Cultural Vila Flor, nas noites de 11 e 12 de Abril.

As noites de sexta e sábado (11 e 12 abril) da edição de 2025 do Westway apresentam 12 concertos que nos levam numa viagem entre o Teatro Jordão e o Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, com música de diferentes latitudes a revelar-nos experiências únicas como o espetáculo da rainha atual da Afro-fusion, Pongo, cantora, compositora e performer conhecida por atuações eletrizantes, e do trio português Maquina. formado por João Cavalheiro, Tomás Brito e Halison Peres que tem vindo a causar impacto na cena musical portuguesa e europeia, com poderosas performances ao vivo que fundem a cultura da dança com música alternativa.

Serão duas noites quentes que nos vão oferecer concertos intensos e irrepetíveis, sempre com a energia incrível que caracteriza o Westway. Preparemo-nos, pois, para o impacto destas noites da 12ª edição do Westway.

A primeira noite da vertente LIVE do Westway acontece na sexta 11 de abril e traz-nos 6 concertos – emmy Curl (PT), Lana Gasparøtti (PT), Martha Da’ro (BE), Fidju Kitxora (PT), Pongo (PT), Gotopo (VE) – que prometem levar-nos numa viagem que terá início no Teatro Jordão e terminará em grande no Centro Cultural Vila Flor. A segunda noite, no sábado 12 de abril, tem os mesmos rumos e também promete ser memorável com os concertos de Chico Bernardes (BR), Collignon (NL), Them Flying Monkeys (PT), MaidaVale (SE), Maquina. (PT), e Mira Quebec com Diogo Mendes (PT).

O presente e futuro da música entram em ação na 12ª edição do Westway, com a vertente LIVE alastrada por vários palcos que permitirão descobrir o talento atual e futuro da música. E já na quarta-feira 9 de abril, às 19h30, somos convidados a entrar na Igreja S. Francisco para assistir ao concerto de abertura do Westway 2025 com a atuação a solo de uma figura preponderante da história da música portuguesa, Tó Trips. Como é inevitável na sua natureza, o Westway irradia a sua energia e irá também apresentar-se na tarde de 12 de abril em diferentes locais vividos da cidade de Guimarães, com os concertos de Visco (PT) e Homem em Catarse (PT) no Ramada 1930, JoeJas (UK) e IBSXJAUR (PT) no Convívio Associação Cultural, e Maria Chiara Argirò (IT) e C’mon Tigre (IT) no CAAA (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura).

Nesta edição do Westway, o Centro de Criação de Candoso abre de novo as portas para ativar o LAB, num intercâmbio que promove a diversidade estética e a liberdade para criar, através das residências artísticas que cruzam artistas portugueses e estrangeiros – fruto de uma Open Call que contou com 357 candidaturas de 44 países – que nesta edição vão residir e criar em conjunto ao longo de uma semana para depois apresentarem as suas criações originais nas noites de quarta (9 abril) e quinta (10 abril) no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor: Luís Contrário (PT) junta-se a TEll A ViSiON (DE), Nobre (PT) a Grimsøn (DE), Malinwa (PT) a Catuxa Salom (ES), e Estêvão (BR) a SHY (IR).

No campo do MEETING, esta edição apresenta dois Keynotes Speeches: o primeiro com o músico The Legendary Tigerman (10 abril) em torno da “Música para cinema: um novo prazer criativo ou objetivo financeiro?” e o segundo com os realizadores Rodrigo Areias (PT) e Aki Kaurismäki (FI) (11 abril) debruçando-se sobre o tema “Compondo paisagens imaginárias: lugares, imagens e sons”.

Nestes mesmos dias 10 e 11 de abril, a programação reparte-se também entre momentos Westway WHY PRO (com curadoria do parceiro WHY Portugal), Westway Stories e Westway Future, com presenças portuguesas e estrangeiras para debater o futuro do “som & imagem” com preocupações de inovação, circularidade, sustentabilidade e capacitação para a internacionalização, visando igualmente reunir programadores convidados e agentes, artistas e outros profissionais da indústria, gerando oportunidades de networking 1 para 1, networking informal e espaço para a troca de ideias e concretização de parcerias.

Plataforma de criação, interação e fruição no campo da música, geradora de sinergias, oportunidades e novos projetos, unificando a cena nacional à internacional, o Westway volta assim a despertar na primavera, reafirmando Guimarães enquanto cidade da música. Estabelecido em 2014 como o primeiro showcase festival e conferência do país, que haveria de abrir caminho ao Portugal Country Focus no Eurosonic de 2017, o Westway LAB revelou-se a cada ano um poderoso laboratório de relações, ideias e vivências negociais no setor da música, afirmando-se como a primeira plataforma portuguesa de alcance internacional para debater e capacitar este setor, ajudando à emergência e sucesso de vários projetos europeus, carreiras, modelos de negócio e novas parcerias. Ao longo dos últimos 11 anos, o Westway foi reunindo parceiros importantes e ajudando a produzir várias histórias de sucesso na revelação do talento, que têm alimentado o crescimento e a presença da música portuguesa a nível internacional. Nesta edição, também as parcerias se amplificam, avançando de braços dados com parceiros como a Fundação GDA, WHY Portugal, Bando à Parte, Antena 3 e Canal 180.

O programa completo do Westway 2025 e das suas vertentes LAB, LIVE, MEETING encontra-se disponível online em aoficina.pt e westwaylab.com.

Os passes gerais da vertente LIVE têm o custo de 30 euros, incluindo acesso aos 12 concertos das noites de 11 e 12 de abril. Os bilhetes diários têm o custo de 20 euros e dão acesso aos 6 concertos da respetiva noite.

Aquisição dos Passes gerais e Bilhetes diários Westway LIVE disponível aqui.

PRÓXIMOS EVENTOS