Rodrigo Amado foi nomeado como um dos melhores saxofonistas tenor de 2014 pela prestigiada El Intruso International Critics Poll. O português competiu com os consagrados Ken Vandermark, Mark Turner, Jon Irabagon e Ingrid Laubrock.
Amado foi escolhido como um dos melhores saxofonistas tenor do ano passado, depois de um 2014 de bastante atividade discográfica: foram três os novos discos editados – “The Freedom Principle (No Business)”, “Live in Lisbon (No Business)” e “Wire Quartet (Clean Feed)”. Se começar o ano com o pé direito, esta nomeação soma-se às novas edições dos álbuns já planeadas, assim como à estreia do quarteto formado com Joe McPhee, Kent Kessler e Chris Corsano, os “This Is Our Language”, também com um novo trabalho a ser lançado pela editora polaca Not Two em abril. Com um caminh0 trilhado cada vez mais para o internacional, Rodrigo Amado tem também planeada uma tour europeia para os próximos meses com o projecto Motion Trio acompanhado pelo trompetista Peter Evans.
Esta é uma votação decidida por 46 críticos de todos o mundo, de vários países e publicações como revistas especializadas em música. O português terminou em terceiro lugar na competição.
Fotografia: @Joachim Ceu