Quantcast
“75 Canções”, o livro celebração da carreira de Sérgio Godinho

“75 Canções”, o livro celebração da carreira de Sérgio Godinho

André Santos

O livro da editora Assírio & Alvim reúne letras, partituras, cifras e fotografias de Sérgio Godinho.

O projeto que começou como uma coleção de 55 canções acabou por se tornar em 75. O livro é descrito como «Um livro dinâmico, como a música deve ser.»

Com transcrições musicais de João Cabrita, este volume celebra a carreira de mais de cinco décadas do emblemático Sérgio Godinho. Aprofunda não só poemas e músicas concebidos e interpretados a solo, mas também diversas obras resultantes de cumplicidades e partilhas com artistas de múltiplas gerações e vários estilos musicais. “Armadilha”, “Grão da mesma mó”, “O sopro do coração”, “O novo normal” ou “Tudo no amor” são apenas algumas das novas aquisições.

«Foi há tantos anos que ainda me lembro: adolescente, eram livros como este que me levaram a experimentar as primeiras (e rudimentares) formas de escrita; e, desde aí, nunca me têm largado. Ou seja, tenho-os à mão e eles têm-me à perna. O acesso prático aos mecanismos que outros usaram para criar (ou criaram para usar…) nunca deixou de me trazer luzes e dicas importantes, neste ofício intermitente da feitura de canções. Imitamos, transformamos, inventamos, emperramos e solucionamos, mas nunca a partir do nada — há sempre, num ponto de partida, de percurso ou de chegada, o que nos foi sugerido por outros saberes. Com livro ou sem livro, com ou sem Internet. Mas é destes manuais que falamos: sabemos como, em Portugal, são, infelizmente, aves raras. Começam agora algumas a pousar, e serão cada vez mais bem-vindas. Que prenda para todos os que praticam estas coisas, ter um dia acesso a toda a música portuguesa (enfim, não exageremos…) neste formato, ou noutros que se vão inventando. Estatisticamente, o meu contributo passaria a ser muito menor, e eu com isso no maior contentamento.» partilha Sérgio Godinho.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 18 de Maio.