Quantcast
Antonio Chainho completa 85 anos, anuncia novo álbum e continua na estrada

Antonio Chainho completa 85 anos, anuncia novo álbum e continua na estrada

Redacção
Rita Carmo

António Chainho vai editar um novo álbum e já há datas para uma nova digressão nacional.

Embaixador da guitarra portuguesa, António Chainho celebra 85 anos, no dia 27 de Janeiro de 2023, anunciando novo disco de originais e primeiras datas da digressão nacional.

Ao longo dos seus 58 anos de carreira, Chainho levou aos cinco continentes um dos mais sonantes símbolos da cultura portuguesa – a aguitarra portuguesa.

Considerado pela revista Songlines «um dos 50 músicos mais influentes da world music» vai editar o seu décimo trabalho de originais, “O Abraço da Guitarra”, no dia 30 de Março.

Puramente instrumental, para além de temas originais e inéditos, o novo disco apresenta-se como tributo aos guitarristas e compositores de fado que constituem uma referência para António Chainho, como José Nunes, Carvalhinho, Armandinho e Raul Nery.

Este novo trabalho tem como convidados José Manuel Neto, Marta Pereira da Costa, Pedro Jóia, Marco Oliveira, Francisco Vaz (jovem aluno produto da escola de guitarra António Chainho),  e o quarteto de cordas Naked Lunch que acompanhará toda digressão de apresentação já marcada.

Os primeiros concertos de apresentação do novo álbum iniciam-se em Reguengos de Monsaraz no dia 28 de Janeiro, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.

«É com muito gosto que no próximo dia 28 estarei no meu Alentejo, em Reguengos de Monsaraz, com o espetáculo que temos estado a preparar para a apresentação do meu próximo disco que sairá muito em breve. É uma grande alegria e estou muito grato por começar o novo ano com energia redobrada iniciando mais um ciclo da minha paixão pela guitarra portuguesa. Este concerto em Reguengos de Monsaraz, para além de ser o arranque desta nova fase, realiza-se no dia seguinte ao meu 85º aniversário, o que o torna ainda mais especial e emotivo.»

A digressão “O Abraço da Guitarra” irá passar no dia 24 de Abril em Arcos de Valdevez, no dia 24 de Julho por Santiago do Cacém e a 24 de Novembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.