António “Variações” em 2019 no Cinema

António “Variações” em 2019 no Cinema

Redacção
João Pina

A vida da primeira estrela pop portuguesa e uma das figuras mais exuberantes do nosso país, António Variações, chega aos cinemas nacionais em 2019. O filme conta a história do cantor que começou por ser barbeiro e que ainda hoje continua a inspirar múltiplos artistas. O actor Sérgio Praia é o protagonista e o primeiro teaser trailer está disponível na semana em que o cantor faria 74 anos de idade.

Produzido por David & Golias, ‘Variações’ retrata a vida de António Rodrigues Ribeiro, figura conhecida da cidade de Lisboa no final dos anos 70, perseguindo o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música. O filme foca o processo de transformação de António Variações, artista excêntrico e popular cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte prematura em 1984.

O filme, realizado e escrito por João Maia, e produzido por Fernando Vendrell, conta com interpretações de Victoria Guerra (Rosa Maria, fundadora do Trumps), Filipe Duarte (cabeleireiro Fernando Ataíde) e Filipe Albuquerque (Rudolfo), que faziam parte do círculo de amigos de António Variações. Filipe Duarte, Nuno Casanovas, Lúcia Moniz, Eric da Silva, Madalena Brandão e Tomás Alves também integram o elenco, entre outros.

Dos espaços onde decorreram as filmagens destacam-se o clube nocturno Trumps, lugar importante na vida do cantor português, e o Concelho de Amares (lugar de Fiscal) onde o artista nasceu a 3 de Dezembro de 1944.

António abandonou a sua aldeia natal em 1957 e foi para Lisboa, onde se dedicou a várias actividades profissionais. Em 1975 viaja até Londres, onde fica durante um ano e parte depois para Amesterdão onde aprende a profissão de cabeleireiro. Regressa a Lisboa e, em 1978, grava uma maqueta com alguns temas, assinando contrato com a Valentim de Carvalho. Em 1983, o primeiro disco de Variações tornou-se um fenómeno de vendas. António Variações morreu aos 39 anos, a 13 de Junho de 1984.

SINOPSE

VARIAÇÕES retrata a vida de António Ribeiro, barbeiro e figura da movida Lisboeta no final dos anos 70, perseguindo o seu sonho de se tornar cantor e compositor, apesar de não saber uma nota de música. O filme foca o processo de transformação na persona de ANTÓNIO VARIAÇÕES, artista excêntrico e popular cuja carreira fulgurante foi interrompida pela sua morte em 1984. VARIAÇÕES é uma homenagem a todos os que ainda hoje perseguem os seus sonhos aspirando transformar as suas vidas.