Quantcast
Avishai Cohen ao vivo no Coliseu de Lisboa com novo projeto

Avishai Cohen ao vivo no Coliseu de Lisboa com novo projeto

Comunicado de Imprensa

O contrabaixista, cantor e compositor regressa a Lisboa para um concerto único no Coliseu dos Recreios com o seu novo projeto Banda Iroko.

Iroko é o novo projecto de Avishai Cohen que se inspira e deriva da tradição e das raízes da música afro-caribenha. O músico vai apresentar este novo projecto no dia 5 de Maio no Coliseu de Lisbia. Em palco, Cohen é acompanhado por alguns dos primeiros músicos com quem tocou em Nova Iorque, nos pequenos clubes da cidade, no início dos anos 90, como é o caso de Abraham Rodriguez Jnr.

Nos últimos vinte e cinco anos, o contrabaixista, cantor e compositor internacionalmente aclamado Avishai Cohen tornou-se num dos pesos pesados do jazz contemporâneo, com um catálogo que rivaliza com o dos mais lendários no campo do jazz… e não só. As suas cativantes atuações ao vivo, o seu som único e a sua afirmação musical são amplamente conhecidos em todos os cantos do mundo, atraindo grandes audiências ao vivo, ouvintes e fãs apaixonados. A música de Cohen moldou e influenciou muita gente.

Agora, para mostrar o seu novo álbum “Iroko”, que gravou com Abraham Rodrigues Jnr, Avishai Cohen apresenta uma nova banda e uma nova digressão. Lançado mundialmente na primeira metade de 2023 pela Naïve, este trabalho inspira-se e deriva da tradição e das raízes da música afro-caribenha.

«Iroko é um sonho de longa data. Tenho-o desde que conheci e toquei com Abraham Rodriguez Jnr. Um grande cantor, ‘conguero’ e mestre da música afro-caribenha em todo o seu espetro. Reuni esta banda de estrelas para executar ao vivo este incrível projeto Iroko», explicou Avishai Cohen.

Iroko é uma árvore temida em algumas culturas da África Ocidental de onde é originária e, por isso, é evitada ou venerada com oferendas. O povo Yoruba acredita que a árvore é habitada por um espírito e que qualquer pessoa que veja o homem Iroko, cara a cara, fica louca e morre rapidamente. Segundo os iorubás, qualquer homem que corte uma árvore Iroko causa um infortúnio devastador a si próprio e a toda a sua família, embora, se tiver de cortar a árvore, possa depois fazer uma oração para se proteger. Afirmam também que o espírito do Iroko pode ser ouvido nas casas que utilizam madeira de Iroko, uma vez que o espírito do Iroko está preso na madeira.

Em palco, a Avishai Cohen, junta-se Abraham Rodriguez [Congas,Voz (USA)], Horacio ‘El Negro’ Hernandez [bateria, percussão (Cuba)], Yosvany Terry [Saxofone / Chekere (Cuba)], Diego Urcola [Trumpet / Flugelhorn (Argentina)], Jose Alves [voz e percussão (Cuba)],
Virginia Alves – Voz (Espanha)].

Bilhetes à venda a partir de dia 20 de Dezembro nos locais habituais.