B. B. King: O adeus à Lenda do Blues
Infelizmente, esta, era já uma notícia esperada por todos nós. Nos últimos meses houve um agravamento do estado de saúde de Riley Ben King. Aos 89 anos a lenda do Blues parte, mas deixa um legado inegável na música.
Riley Ben King faleceu ontem [14.05.15] em Las Vegas, depois de vários meses com um estado de saúde bastante debilitado provocado pela doença de diabetes.
O Blues Boy é considerado um dos grandes guitarristas de todos os tempos, ganhou quinze prémios Grammy e influenciou várias gerações de músicos, como Eric Clapton, Mike Bloomfield, Stevie Ray Vaughan ou David Gilmour dos Pink Floyd.
Lucille era como chamava carinhosamente a todas as suas guitarras Gibson. Nasceu em 16 de setembro de 1925, em Itta Bena, no Mississippi. Começou por tocar nas ruas de Indianola, estávamos nos anos 40, e mudou-se em 1949 para Memphis, onde começou uma carreira como músico profissional. Durante os anos 50 trabalhou com DJ na estação da rádio WDIA, onde o apelidaram de “Beale Street Blues Boy”. Mais recentemente, em 2008 editou o seu último álbum de originais “One Kind Favor“.
Músicas como “Sweet Black Angel” , “Rock Me Baby“, “Why I Sing the Blues” ou “The Thrill Is Gone” ficarão para sempre na nossa memória.
Para saberes mais sobre a vida e obra do Rei recomendamos a leitura da sua autobiografia “Blues’ All Around Me” editada em 1996 com a co-autoria de David Ritz.
Obrigado e até já!