Quantcast
Banda britânica cria novo álbum de Oasis com recurso a IA

Banda britânica cria novo álbum de Oasis com recurso a IA

Rodrigo Baptista

A brincadeira foi feita pela banda Breezer com o intuito de espicaçar a reunião da banda de Noel e Liam Gallagher.

Com o ChatGPT nas bocas do mundo é notório que a IA é cada vez mais utilizada como uma ferramenta para produzir algo até então impensável.

A mais recente façanha é a de uma banda indie britânica chamada Breezer, que decidiu criar um álbum no estilo de Oasis com recurso a inteligência artificial, com o intuito de espicaçar os irmãos Gallagher a efetivarem a tão esperada reunião

O álbum, intitulado “AIsis” (uma fusão inteligente das palavras AI e Oasis), apresenta oito faixas, escritas e gravadas pela própria banda, com vocais gerados por IA que soam como Liam Gallagher.

Criado em 2021 durante o confinamento, os Breezer descrevem-no como um “álbum conceptual de realidade alternativa”.

Explicando o motivo pelo qual decidiram lançar o projeto, eles escreveram no YouTube: «Estamos entediados de esperar que os Oasis se reúnam, então temos um Liam Gallagher gerado por IA (inspirado em @JekSpek) para intervir e ajudar.»

«Parecia uma combinação perfeita e adoramos como algumas delas resultaram. Temos um segundo grupo de músicas preparadas, se quiserem ouvir mais (…). Adoramos convencer os nossos amigos, que estas são, na verdade músicas perdidas dos Oasis, e recomendamos que tentem fazer o mesmo.»

O projeto final consiste em músicas que deveriam soar como material dos Oasis se a banda se reunisse em 2023, com faixas intituladas “Out Of My Mind”, “Time”, “Alright, Forever” e “Bittersweet”, entre outras.

Apesar da sua possível ambiguidade moral, os ouvintes parecem entusiasmados com a criação, com alguns a escrever comentários como: «É como voltar a ser criança , ouvir coisas novas dos Oasis com a voz clássica do Liam e o estilo clássico do Noel

Liam Gallagher já aprovou a façanha através de comentários no Twitter.

Dispara o player para ouvires “AIsis” e tiras as tuas próprias conclusões.