Black Sabbath: Encontrada Demo Rara De “Heaven And Hell”

Black Sabbath: Encontrada Demo Rara De “Heaven And Hell”

Redacção

Uma gravação rara de uma demo do tema “Heaven And Hell”, dos Black Sabbath, a primeira música que a banda escreveu depois de Ronnie James Dio ter substituído Ozzy Osbourne em 1979, está a fazer furor por essa internet fora.

Na cassete agora encontrada e partilhada aparecem Ronnie James Dio – que vai ser homenageado em Março pela banda -, o guitarrista fundador dos Black Sabbath Tony Iommi e o baterista Bill Ward, além do baixista Geoff Nicholls, que se juntou ao grupo em 1979 depois de o baixista inicial Geezer Butler ter abandonado o grupo por um curto período de tempo.

«Encontrei recentemente esta cassete Sony C-90 entre milhares no arquivo de Geoff Nicholls», escreveu nas redes sociais o enteado e herdeiro de Nicholls. «No inlay está escrito ‘On & On Heaven & Hell Original Version Geoff Playing Bass’. Dentro da caixa da cassete estava uma Maxell UD 90. No lado B está escrito ‘On + On Heaven Hell Original Geoff on Bass’. Em lado nenhum diz que se trata de um tema dos Black Sabbath. ‘On And On Heaven and Hell’ pode ter sido o título de trabalho original».

A gravação começa com um dos músicos a contar «dois, três, quatro», antes de entrar o icónico riff de guitarra. O baixo ouve-se por baixo da voz de Dio, que canta uma letra em grande parte semelhante à da versão final do álbum “Heaven And Hell” (1980). Onde a interpretação mais difere é nos solos de Iommi, bem mais bluesy do que os da versão final.

Mas muito melhor do que escrever sobre é mesmo ouvir o tema e tirar as devidas conclusões:

EGITANA