Quantcast

O significado de “Burn The Witch”, de Radiohead

Filipa Bule

Se estiveste atento aos últimos desenvolvimentos no caso do tão mediático “apagão” dos Radiohead, saberás, certamente, que lançaram na passada terça-feira (dia 3), um novo single acompanhado de uma nova música: “Burn The Witch”.

O vídeo que acompanha a música é uma animação em stop-motion, que tem sido descrita por muitos como “perturbadora”. O vídeo foi dirigido por Chris Hopwell e, segundo o realizador, a ideia foi inspirada numa série de televisão britânica. Falamos de “Trumptonshire Trilogy”, onde um homem passeia por uma estranha aldeia onde todos os habitantes cometem atos assustadores uns contra os outros. O vídeo termina com o homem a ser queimado.

Mas o estranho e enigmático vídeo de Radiohead, terá, segundo Virpi Kettu, animadora do vídeo, um outro significado. Segundo a animadora, a banda pretendia acordar consciências, e abordar a crise dos refugiados que assola a Europa. A relação entre a intenção inicial e “Burn The Witch” prende-se, provavelmente, com o facto de a crise na Europa ser atribuída, por várias pessoas, aos refugiados e migrantes muçulmanos (que, no vídeo e na música de Radiohead representam, precisamente, “a bruxa”). Assim, e segundo Virpi Kettu, a banda tentou com “Burn The Witch”, recriar o medo que os políticos europeus pretendem provocar nas pessoas, em relação aos refugiados.

Hoje, a banda publicou no Instagram, um teaser de 15 segundos, de Thom Yorke a caminhar pelo parque de estacionamento vazio, à procura de alguma coisa. Será do novo álbum?

ACTUALIZAÇÃO: A banda divulgou uma nova música e data de lançamento do novo álbum.