Quantcast
Catálogo da lendária editora Hyperion Records disponível para streaming pela primeira vez

Catálogo da lendária editora Hyperion Records disponível para streaming pela primeira vez

Comunicado de Imprensa

Já estão disponíveis nas plataformas digitais 200 álbuns do célebre catálogo da Hyperion Records, fundada em 1980 por Ted Perry.

Quatro meses após a sua aquisição pelo Universal Music Group (UMG), a multipremiada editora Hyperion Records disponibiliza pela primeira vez em todas as plataformas de streaming os tesouros do seu celebrado catálogo de gravações de 43 anos.

A Hyperion estabeleceu uma meta ambiciosa de lançar todo o catálogo de mais de 2 mil gravações para streaming até à primavera de 2024. Os primeiros 200 álbuns já foram lançados, com os seguintes discos a serem lançados quinzenalmente a partir de 15 de setembro de 2023.

Além do lançamento inicial de 200 álbuns do catálogo, três dos mais recentes lançamentos da Hyperion também estão disponíveis para streaming. Isso inclui o último álbum dedicado a Dvořák do Takács Quartet, premiado nos Grammys; uma seleção deslumbrante de hinos corais de Stephen Layton e do Trinity College Choir Cambridge, e uma nova edição da aclamada investigação do The Orlando Consort sobre o grande poeta e compositor francês Guillaume de Machaut.

No futuro, todos os novos títulos da Hyperion estarão simultaneamente disponíveis para streaming, compra física e download.

Os primeiros 200 álbuns do catálogo lançados foram selecionados para representar a história da editora, celebrando as qualidades que fizeram da editora britânica Hyperion um farol de excelência da música clássica nas últimas quatro décadas. Existem gravações importantes de muitos dos formidáveis artistas da Hyperion, incluindo Arcangelo, Mahan Esfahani, Marc-André Hamelin, Angela Hewitt, Sir Stephen Hough, Alina Ibragimova, Steven Isserlis, Steven Osborne, Polyphony, Howard Shelley, Takács Quartet, entre muitos outros.

As escolhas demonstram a reputação incomparável da editora em explorar um amplo repertório, abrangendo 900 anos de música ocidental, do século XII até à atualidade, entre o sagrado e o secular, coral e vocal solo, passando pela música orquestral, de câmara e instrumental, muita da qual é exclusiva da Hyperion.

Os destaques incluem a gravação inovadora e extremamente bem-sucedida dos Gothic Voices de Hildegard von Bingen, “A feather on the breath of God”, que continua a ser um dos álbuns de música antiga mais vendidos de todos os tempos; a célebre gravação “Infelix ego“, de William Byrd, pelo Cardinall’s Musick; as obras para piano de Federico Mompou por Stephen Hough e a colaboração de Arcangelo com Iestyn Davies nas Cantatas de J.S. Bach, para citar apenas alguns.

A segunda fase de lançamentos do catálogo, agendada para 15 de setembro de 2023, apresentará algumas das grandes estrelas do piano e tecla da Hyperion, incluindo os pianistas Danny Driver, Stephen Hough, Pavel Kolesnikov, Steven Osborne e o cravista Mahan Esfahani, entre outros, em mais de 70 álbuns. Este “capítulo de lançamento” vai garantir que a discografia completa de cada artista em destaque fique disponível em todas as plataformas de streaming.

Os seguintes “capítulos de lançamento” vão concentrar-se em géneros como música coral, quartetos de cordas, barroco, música antiga e vocal solo, com novos capítulos lançados quinzenalmente até que todo o catálogo esteja disponível para streaming na primavera de 2024.

Esta mudança para o streaming sucede-se à aquisição da Hyperion pelo Universal Music Group em março de 2023, que viu a editora juntar-se ao portfólio de editoras clássicas de renome mundial do UMG, incluindo a Decca e a Deutsche Grammophon. A aquisição fortalece a posição do UMG como a casa definitiva da música clássica em todo o mundo e permite preservar a identidade única da Hyperion e construir o seu futuro, garantindo uma exposição mais abrangente do que nunca do seu impressionante catálogo e do trabalho futuro que será desenvolvido.

Toda a informação pode ser consultada, aqui.