RDS 2020: George Harrison & Ravi Shankar
“Chants Of India”, disco de Ravi Shankar produzido por George Harrison, vai ser editado pela primeira vez em vinil, no Record Store Day 2020.
O Record Store Day chega em 2020 a dia 18 de Abril e como sempre várias pérolas podem ser coleccionadas. Já destacámos, por exemplo, a edição de “Arnold Layne”, dos Pink Floyd, e “The Obeslisk”, dos Clutch.
Outro dos lançamentos que mais nos causam ansiedade é a reedição, pela primeira vez, de “Chants Of India”, um trabalho colocado originalmente em disco em 1997, resultado de uma colaboração entre Ravi Shankar e George Harrison, sendo um dos últimos projectos realizados pelo “Silent Beatle” antes da sua morte, em 2001.
O álbum original foi uma edição da Dark Horse (editora de Harrison) e colecciona 16 temas de Ravi Shankar, amigo e mestre musical do guitarrista dos Beatles. Além de ter produzido o disco, Harrison contribuiu com vozes, guitarra acústica, auto-harpa, baixo, vibrafone, marimba e glockenspiel.
Em 1997, numa entrevista com a Rolling Stone, Shankar referiu: «O George foi muito entusiástico e quis assumir a produção. Estes cânticos são muito antigos, das Escrituras. Alguns fui eu quem os compôs. “Mangalam” surgiu-me enquanto caminhava em Friar Park, na propriedade do George, onde estivemos a gravar. Estava a olhar as árvores e o céu e, sentindo-me subitamente bastante exaltado, desejando que tudo devia ser bom para toda a gente, tive a ideia».
George Harrison travou conhecimento com Ravi Shankar em 1966, já nos últimos anos de carreira dos Beatles. Shankar ensinou-lhe os rudimentos da sitar e tornou-se um mentor em assuntos da cultura e espiritualidade da Índia.
“Chants Of India” estará disponível em duplo LP (180 gramas em vinil vermelho), acompanhado de uma impressão fotográfica (12”x”12) exclusiva.