Ciência diz que Elemento Mais Importante de uma Banda é…
Será o/a vocalista o elemento mais importante de uma banda? Ou será o/a guitarrista, o/a baterista ou o/a percussionista? Ou serão os sopros? Poderá ser o/a teclista… Será mesmo?
Bom, por este caminho, não saímos daqui. Vamos terminar com o suspense. A verdade é que, segundo um artigo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences dos EUA, o elemento mais importante numa banda é mesmo… (rufo, errr, nota bem grave!) o baixista!
No referido artigo, os cientistas defendem que o baixista é quem mantém uma banda unida e explicam porquê: «Uma tarefa motora comportamental revelou que a sincronização das batidas era mais influenciada pelo fluxo de baixo. O efeito de superioridade de um som grave para a codificação do tempo explica a prática musical generalizada de carregar o ritmo através de instrumentos graves».
Vamos tentar trocar isto por miúdos: as pessoas acham mais fácil perceber o ritmo de uma canção quando este vem da linha de baixo. E sim, a verdade é que os ouvidos menos treinados nem sempre ouvem as linhas de baixo, no entanto, o pulsar das quatro cordas é determinante para o groove de qualquer canção. E, quando é perceptível… é todo um novo mundo que se abre nos nossos pavilhões auditivos.
Talvez se perceba melhor o conceito ao escutarmos esta canção dos Breeders.