Quantcast
Cientistas criam luvas capazes de ajudar vítimas de AVC a reaprenderem a tocar piano

Cientistas criam luvas capazes de ajudar vítimas de AVC a reaprenderem a tocar piano

Rodrigo Baptista

As luvas podem ajudar as vítimas de AVC que perderam ou têm uma capacidade reduzida de mover as mãos, dedos e pulsos.

Um grupo de cientistas desenvolveu um par de luvas inteligentes que podem ajudar vítimas de AVC a reaprender a tocar piano.

As luvas de exoesqueleto usam IA, componentes móveis chamados “atuadores” que permitem ao utilizador imitar os movimentos naturais das mãos e sensores de toque que permitem sentir os objetos.

De acordo com os investigadores, as luvas funcionam ao ensinar o utilizador a tocar piano “sentindo” a diferença entre os movimentos certos e errados.

Durante a experimentação as luvas foram ensinadas a tocar a canção “Mary Had a Little Lamb” no piano recorrendo a movimentos pré-programados. Quando testadas novamente com uma pessoa, as luvas detetaram os movimentos errados do utilizador, permitindo-lhe «entender o seu desempenho e fazer melhorias».

Erik Engeberg, professor na Florida Atlantic University, refere que «Ao usar as luvas, os utilizadores humanos têm controle sobre o movimento de cada dedo de forma significativa. A luva foi projetada para auxiliar e aprimorar os movimentos naturais das mãos, permitindo que eles controlem a flexão e a extensão dos dedos. A luva fornece orientação para as mãos, fornecendo suporte e amplificando a destreza.»

 

Contudo, esta não é a primeira vez que luvas inteligentes são utilizadas para ajudar a tocar piano. Em 2019, o pianista clássico brasileiro de 83 anos, João Carlos Martins, recebeu um par de luvas biónicas que lhe permitiram sentar-se ao piano mais uma vez, após uma série de problemas de saúde e operações que lhe retiraram a capacidade de tocar.