Quantcast
Clutch Estão de Volta com “Red Alert (Boss Metal Zone)”

Clutch Estão de Volta com “Red Alert (Boss Metal Zone)”

Miguel Grazina Barros

O videoclipe retrata uma teoria da conspiração da COVID-19 que envolve o famoso pedal da Boss “Metal Zone”.

“Red Alert (Boss Metal Zone)” é a primeira amostra a ser revelada do novo álbum dos Clutch – que ainda não tem título. A letra da canção foi largamente inspirada numa teoria da conspiração que deu que falar em 2021, envolvendo o icónico pedal de guitarra “Boss Metal Zone” e as vacinas contra a COVID-19. O frontman dos Clutch, Neil Fallon, e o realizador David Brodsky inspiraram-se em Philip K. Dick para um videoclipe ao estilo de Blade Runner.

A confusão nasceu de um esquema da eletrónica do pedal da Boss, que os conspiracionistas acreditavam tratar-se do esquema de um chip de controlo mental através do 5G, implantados através das vacinas: «No início de 2021, soube que o esquema do pedal ‘Boss Metal Zone’ estava a ser apresentado como ‘prova’ de que as vacinas COVID-19 tinham um componente electrónico para comunicar com as redes móveis 5G», comentou Fallon num comunicado de imprensa. «Era, claro, um disparate. Soou como uma premissa de Philip K. Dick.»

«Eu não queria escrever uma canção específica para as vacinas COVID-19, por isso optei pelo ângulo de Philip K. Dick (novamente). Veio-me à cabeça ‘Do Androids Dream of Electric Sheep?’ (replicants, em particular, representando o que é real e não real, ou há alguma diferença?). O vídeo não esconde que isto é uma homenagem a Philip K. Dick e um futuro onde temos distorção a correr nas nossas veias», continuou Fallon.

A acelerada faixa de três minutos é conduzida por um riff groovy stoner, com claras influências blues, «Red Alert (Boss Metal Zone)” é uma das malhas mais rápidas no nosso próximo álbum», acrescentou o baterista Jean-Paul Gaster. «Faz efeito e é certeira como um comboio de carga. A intensidade da gravação faz-me lembrar os nossos espectáculos ao vivo. Esta canção promete e eu mal posso esperar para a tocar em digressão!»

Como anunciado anteriormente, os autores de “Book Of Bad Decisions” atuam nos dias 1 e 2 de Agosto de 2022, no Hard Club (Porto) e no Cineteatro Capitólio em Lisboa. Na primeira parte do concerto vais poder contar com o concerto dos gregos Planet Of Zeus.