Documentário Sobre Luciano Pavarotti Na RTP2

Documentário Sobre Luciano Pavarotti Na RTP2

Redacção

Os tempos mudaram e hoje em dia é a música que vem até nós. Se não têm programa para esta sexta à noite, dia 5 de Fevereiro, podem ligar a tv na RTP 2, a partir das 23h, e assistir ao documentário “Pavarotti”. Se não é bem a vossa cena, 1h30 depois, na RTP1, há Eléctrico com Miguel Ângelo e Tim.

Luciano Pavarotti era «a voz, o homem, o drama, a lenda.» Um génio. E, como qualquer génio, eterno. Como tal, a RTP 2 vai transmitir, sexta-feira dia 5 de Fevereiro, a partir das 23h, um documentário assinado pelo cineasta Ron Howard sobre a história de um dos maiores artistas mundiais.

Foi no célebre Mundial de futebol de 1990 em Itália que a ópera deixou de ser exclusiva das elites e atingiu as massas. A estrela de ópera Luciano Pavarotti juntou-se aos tenores Plácido Domingo e José Carreras no palco, em Roma, numa transmissão vista por 1,4 biliões de pessoas em todo o mundo.

«A poderosa interpretação de “Nessun Dorma” continua a ser uma das mais populares e famosas performances que o mundo alguma vez ouviu. Pavarotti realizou o velho sonho de tornar a ópera acessível a todos. O cineasta norte-americano Ron Howard segue uma abordagem íntima para contar a história de Pavarotti, indo para além da icónica figura pública para revelar o homem por trás da fama», lê-se na sinopse partilhada pelo canal público.

Luciano Pavarotti nasceu a 12 de Outubro de 1935, em Modena, Itália. Depois de uma infância tranquila e de, já na vida adulta, enveredar pela carreira de professor, acabou por optar em definitivo pelo canto em 1961, altura em que se estreia como Rodolfo na ópera “La Bohème” de Puccini, que lhe trouxe reconhecimento e lhe abriu as portas para uma carreira de cantor lírico.

Dotado de uma voz única, Pavarotti pisou os palcos mais prestigiados do planeta com a sua imponente figura e sorriso cativante. Capaz de interpretar quaisquer estilos musicais, fez duetos com vários artistas, entre os quais Andrea Bocelli, Frank Sinatra, Anastacia, Zucchero, Eros Ramazzotti, James Brown, Ricky Martin, Simon Le Bon, Laura Pausini, Dolores O´Riordan, Elton John, Spice Girls, Bryan Adams, Queen, Mariah Carey, Céline Dion, Jon Bon Jovi, The Corrs, U2, Roberto Carlos, Mercedes Sosa, Lisa Mineli ou Montserrat Caballé.

Em Maio de 2004, empreendeu uma digressão mundial de despedida, que acabou por ser interrompida em Julho de 2006 devido a problemas de saúde que viriam a ditar o seu desaparecimento, no dia 6 de Setembro de 2007, aos 71 anos de idade, vítima de cancro no pâncreas.

Miguel Ângelo vs Tim na RTP 1

Se Pavarotti não é a tua praia, então podes sintonizar o canal 1 da RTP a partir das 00h30 e assistir ao programa Eléctrico, que esta semana coloca frente-a-frente dois nomes grandes da música portuguesa: Miguel Ângelo e Tim.

A apresentação em palco de “NOVA (pop)” – o seu mais recente registo discográfico com edição em vinil e que mereceu review da AS – conta com a participação de Filipe Sambado, Surma, D’Alva e Chinaskee. Neste programa apresentado por Vanessa Augusto e Henrique Amaro poderemos ouvir temas como “Carnival”, “NOVA”, “Quimera”, “Aquista” e “A Cantiga”, interpretados por um colectivo que inclui Jorge Quadros (bateria), Mário Andrade (guitarra) e Bernardo Fesch (baixo).

Do outro lado do palco do Capitólio, em Lisboa, estará Tim, a tocar, entre outros, temas do seu mais recente trabalho “20-20-20”, escrito entre o estúdio caseiro do vocalista dos Xutos, um refúgio na Zambujeira do Mar e, num último momento, em Toronto, no Canadá.

EGITANA