Em Autobiografia, Matt Sorum Explica Porque Não Participou na Reunião dos Guns N’ Roses
Sem mágoa aparente, Matt Sorum fala sobre o facto de não ter sido convidado para a tour de reunião dos Guns N’ Roses, sobre a lealdade de Axl Rose e ainda sobre os seus novos projectos. Está tudo no livro “Double Talkin’ Jive”: True Rock ‘N’ Roll Stories”.
O antigo baterista dos Guns N’ Roses, Matt Sorum, revela no seu novo livro, “Double Talkin’ Jive”: True Rock ‘N’ Roll Stories”, que soube da reunião de 2016 de parte da formação clássica da banda através de rumores, embora estivesse numa digressão sul-americana com Slash e Duff McKagan quando deu conta do falatório na Internet.
Segundo a Rolling Stone, na altura Matt Sorum confrontou Duff com o facto de «Axl Rose querer usar o seu baterista [Frank Ferrer]» e pediu-lhe: «Vai ter com Axl e diz-lhe que me queres na bateria». Mas o baixista já não podia fazer nada. «Já assinei o acordo», respondeu Duff.
Matt Sorum diz que ultrapassou o facto de provavelmente nunca mais voltar a tocar com os Guns. «Aceitei o facto de eles estarem a fazer as suas próprias coisas, e eu estou a fazer as minhas. Não posso dizer que, quando aconteceu, fiquei completamente satisfeito com as circunstâncias. Ao mesmo tempo, sinto-me muito bem com o meu tempo na banda».
Questionado sobre qual o motivo de não ter sido convidado para a reunião da banda, Matt disse: «Penso que Axl é um tipo leal. Ele gosta da sua banda que já tem há muito tempo. Se alguém desta banda é leal, é provavelmente ele. Pensou: “Vou trazer o meu homem [Frank Ferrer]. Se receber Slash, isso é fixe. Se receber o Duff, isso também é fixe. E é suficiente”. Foi assim que aconteceu, e é isso que eles estão a fazer».
Matt revelou no entanto que acabou por ser convidado para fazer uma aparição na tour de reunião dos Guns, mas não o fez porque não havia dinheiro envolvido. Quando confrontado sobre se aceitaria participar caso fosse abordado novamente, o baterista foi peremptório: «Acho que teria de esperar até que essa chamada chegasse para tomar essa decisão. Neste momento, tenho um bebé. Tenho um monte de coisas diferentes a acontecer na minha vida. Acabei de produzir o novo disco de Billy Gibbons. Estou prestes a começar o meu próprio álbum. Tenho seis empresas em fase de arranque. Sou um tipo ocupado. Sinto-me muito bem com o meu tempo na banda».
A tour de reunião dos GN’R apresenta Axl Rose, Slash e McKagan ao lado do baterista Frank Ferrer, o teclista Dizzy Reed, o guitarrista Richard Fortus e a teclista Melissa Reese e já rendeu um tema novo, “Absurd”. A seguir a uma longa série de datas nos EUA até ao início de Outubro, a banda chega a Portugal a 4 de Junho de 2022, com primeira parte a cargo de Gary Clark Jr.
Matt Sorum, que substituiu Steven Adler nos Guns, gravou os álbuns “Use Your Illusion I” e “Use Your Illusion II” (ambos de 1991) – o genial e mal amado épico dos Guns N’ Roses – e “The Spaghetti Incident” (1994). Também tocou na digressão “Use Your Illusion”.
O livro de Matt Sorum, “Double Talkin’ Jive”: True Rock ‘N’ Roll Stories”, saiu no dia 7 de Setembro através da Rare Bird Books.