Efterklang, Lucas Santtana, Luiza Lian e Tainá Entre os Destaques do Regresso aos Concertos do Musicbox

Efterklang, Lucas Santtana, Luiza Lian e Tainá Entre os Destaques do Regresso aos Concertos do Musicbox

Redacção

O Musicbox está de regresso à programação regular de concertos. O clube lisboeta anunciou uma mão cheia de nomes que equilibra bandas de culto, novas tendências da música mundial e o regresso a projectos que marcam a música portuguesa contemporânea.

O Musicbox já deu a conhecer a programação para as próximas semanas. Começam com o aguardado regresso dos Efterklang, banda dinamarquesa que tem vindo a instituir-se como um fenómeno de culto um pouco por todo o mundo. Em Novembro trazem ao Musicbox aquele que será o seu novo disco, “Windflowers”, a ser lançado em Outubro próximo. Um registo auto-produzido que leva o colectivo pelo reencontro com as suas origens: sensibilidades pop, melodias que desenham paisagens e a intimidade tão própria da voz de Casper Clausen (que aqui volta a cantar em inglês). Estreia em Portugal marcada para 6 de Novembro.

Incontestável é também o lugar do multi-instrumentista Lucas Santtana no quadro da música brasileira das últimas décadas. Colaborou com Chico Science e Nação Zumbi, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Marisa Monte, fez música para cinema, teatro e televisão, editou oito discos a solo, através dos quais se experimentou pelo bossa nova e pelo cruzamento com outras sonoridades. Em “O Céu É Velho Há Muito Tempo”, o seu mais recente trabalho, eleito um dos 25 melhores álbuns brasileiros do segundo semestre de 2019 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), reencontra-se com a simplicidade do duo voz-violão. Toca em Lisboa a 5 de Novembro.

É também do Brasil que nos chegam dois concertos a integrar na lista de obrigatórios para os próximos meses: Rincon Sapiência, e a apresentação do seu mais recente Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps, disco rendilhado em cima de influências afrobeat, do dundunba e do pagodão baiano; e Luiza Lian, autora que tem vindo a assumir-se como um dos mais frescos nomes da MPB e rock alternativo de São Paulo após o lançamento de Azul Moderno (disco eleito disco do ano pela APCA em 2018). Dona de uma distinta forma de cantar, Luiza aproxima-se da música negra americana, bebendo de nomes como Billie Holiday ou Lauryn Hill, e, com isso, construindo um universo musical rico e multifacetado. O conteúdo das suas letras, com forte teor autobiográfico, abordam temas como sexualidade e espiritualidade, e traduzem um vínculo com a sua produção como artista visual. Estreia em Portugal agendada para dia 22 de outubro.

Fechar esta primeira leva de anúncio com um cinco nomes que têm levado a lírica e a música produzida em Portugal a novos patamares: Marinho (15 Outubro), João Não (16 Outubro), Rapaz Ego (23 Outubro), Samuel Úria (29 de Outubro) e Tainá (13 Novembro).

A programação completa de concertos e clubbing do Musicbox pode ser consultada, em detalhe, no site. Os bilhetes para os concertos estão disponíveis na Seeticket.

PROGRAMAÇÃO
Outubro

15 Out, Marinho
16 Out, João Não
22 Out, Luiza Lian (Estreia em Portugal)
23 Out, Rapaz Ego
29 Out, Samuel Úria
30 Out, Rincon Sapiencia

Novembro
5 Nov, Lucas Santtana
6 Nov, Efterklang
13 Nov, Tainá

EGITANA