Eno e Bowie: Falava-se em mais um álbum

Eno e Bowie: Falava-se em mais um álbum

Tiago da Bernarda

Brian Eno confessou trocar emails com Bowie sobre uma futura colaboração.

Muitas foram as reacções à morte de David Bowie, anunciada na passada segunda-feira, partilhadas por outros artistas, alguns deles tendo já tido a oportunidade de trabalhar com ele.

Um dos casos foi de Brian Eno, que produziu a famosa “Trilogia de Berlim“. Recentemente, a BBC publicou um comunicado por parte de Eno em que fala sobre uma troca de emails que sugeria uma possivel colaboração para um novo álbum.

Nesse mesmo comunicado, Eno fala sobre a sua relação com o artista e recorda “Outside”, o último álbum em que colaboraram, lançado em 1995.

Lê em baixo o texto na íntegra:

“Fiquei surpreendido quando soube da morte de David [Bowie]. Da mesma forma que fico em relação a todos os aspectos da sua vida.

Sinto agora um enorme vazio. Conhecemo-nos há mais de 40 anos, a partir de uma amizade tingida por ecos de Pete e Dud [personagens cómicas interpretadas por Peter Cook e Dudley Moore].

Durante os últimos anos – eu em Londres e ele em Nova Iorque – falávamos por email. Assinávamos com nomes inventados. Alguns dos nomes dele eram Mr. Showbiz, Milton Keynes, Rhoda Borrocks e o Duke of Ear.

Há cerca de um ano, começámos a falar sobre “Outside” – o último álbum em que trabalhámos juntos. Gostamos bastante desse álbum e sentimos que foi um álbum que se fez esquecer.

Falámos sobre voltar a esse álbum, usá-lo como ponto de partida para algo novo.

Estava bastante entusiasmado com essa ideia. Recebi um email dele há sete dias. Engraçado como sempre, recorrendo ao mesmo jogo de palavras que sempre fizemos.

Acaba com a frase: “Obrigado por todos os bons momentos, Brian. Nunca apodrecerão”. E assinou como Dawn. Agora apercebo-me que se estava a despedir de mim.”

EGITANA