Quantcast
Fotoreportagem: Nick Mason e os Saucerful of Secrets em Viagem Pink Floydiana no Campo Pequeno

Fotoreportagem: Nick Mason e os Saucerful of Secrets em Viagem Pink Floydiana no Campo Pequeno

Redacção
Inês Barrau

Uma lenda viva da música e o eterno baterista dos Pink Floyd, Nick Mason em conjunto com os Saucerful of Secrets ofereceram um fabuloso concerto no Campo Pequeno.

Nick Mason é o único membro vivo dos Pink Floyd que tocou em todos os álbuns de estúdio da banda e junto dos Saucerful of Secrets revisitou os primeiros registos do grupo numa tour europeia que passou pelo nosso país.

Em data dupla em Portugal, a lente da Arte Sonora esteve presente no concerto de Lisboa, que decorreu no Campo Pequeno no dia 13 de Julho de 2022 e podes ver a fotoreportagem em baixo.

O que não esperávamos era encontrar uma sala a meio gás, com uma grande percentagem de público estrangeiro, ou não estivéssemos ali para ver e ouvir ao vivo um dos maiores músicos de sempre, o inigualável Nick Mason. Em conjunto com o guitarrista dos Spandau Ballet, Gary Kemp; o baixista de longa data dos Pink Floyd, Guy Pratt; o guitarrista Lee Harris e o teclista Dom Beken, ofereceram uma merecida homenagem a Syd Barrett e uma viagem irrepetível por algumas canções menos “mainstream” dos Pink Floyd como “Echoes”, “Bike” ou “Astronomy Domine”.

O projecto “Saucerful of Secrets”, de Nick Mason, surgiu depois deste ter esperado quase um quarto de século para que os Pink Floyd se reunissem. Desde o inicio, Nick Mason sabia que a banda precisava de se diferenciar das digressões aparatosas dos Floyd e mesmo dos espectáculos a solo que Roger Waters e David Gilmour realizaram nos últimos anos. E foi isso que aconteceu no Campo Pequeno, menos “fogo de artificio”, como diria Salvador Sobral, e mais foco na música, banda e músicos.

Mason reforça que o grupo não é uma banda de tributo, mas queria “capturar o espírito” da época; enfatizando que Kemp não é um substituto para o vocalista original dos Pink Floyd, Syd Barrett, que deixou a banda em 1968. A banda fez sua estreia ao vivo em Maio de 2018, diante de uma plateia convidada no Dingwalls em Londres, tocando uma selecção de material dos Pink Floyd lançado antes de seu álbum de 1973, “The Dark Side of the Moon”. Isso foi seguido por três pequenos espectáculos no Half Moon, Putney e uma digressão europeia.

Foram poucos os que se dirigiram ao Campo Pequeno, mas o agradecimento destes para com Nick Mason foi manifestado com fervor.