GDA disponibiliza 500 mil euros em cartões de compras para apoiar artistas
A GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas – divulgou mais uma iniciativa para ajudar artistas que perderam rendimento devido à Pandemia provocada pelo Covid-19.
A GDA anunciou o lançamento de um cartão para compras de bens de primeira necessidade para apoiar artistas em situação financeira fragilizada. Esta iniciativa terá disponível o montante de 500 mil euros e está incluída no Fundo de Emergência da GDA que visa apoiar artistas com dificuldades financeiras devido ao cancelamento de espectáculos.
Este apoio é destinado aos meses de Abril, Maio e Junho e visa ajudar os artistas com perdas acentuadas de rendimento, decorrentes dos efeitos da pandemia da Covid-19. O Apoio Cartão de Compras será concedido através de um cartão para compras de bens de primeira necessidade. Cada cartão terá disponível entre 150€ a 200€ mensais, sendo que o valor exacto a atribuir será fixado em função do número de beneficiários a abranger pelo apoio. Os prazos para apresentação dos pedidos de apoio são os seguintes: 4 de Maio para o apoio que será atribuído referente ao mês de Abril; 25 de Maio para apoio referente ao mês de Maio e 8 de Junho para esse mês.
Esta iniciativa inclui-se no conjunto de medidas implementadas pela GDA que compõem o Fundo de Emergência de Apoio a Artistas – AARTE. Este Fundo de Emergência é constituído por um milhão de euros que se divide em duas linhas de apoio, lançadas para ajudar artistas a ultrapassar a quebra de rendimentos provocada pelo cancelamento de espectáculos.
Enquanto o primeiro apoio é referente ao Cartão de Compras, a segunda linha – que conta igualmente com um fundo de 500 mil euros –, irá ser reforçada e gerida em conjunto com outras estruturas e entidades do sector. Esta parte do Fundo de Emergência é destinada ao universo mais alargado dos profissionais do espectáculo e do audiovisual. O processo de conciliação entre as diversas contribuições, as respectivas condições e regulamentos serão divulgadas breve e oportunamente.
O regulamento da medida pode ser consultado, aqui.