Quantcast
Gulbenkian recupera Ciclo Músicas do Mundo

Gulbenkian recupera Ciclo Músicas do Mundo

Rodrigo Baptista

O Ciclo Músicas do Mundo da temporada 2023/2024 da Gulbenkian vai passar por variadas geografias sonoras como Marrocos, Turquia, Síria, Arménia ou Ásia Central.

O ciclo Músicas do Mundo está de regresso à Fundação Gulbenkian com sonoridades de lugares tão diversos como Marrocos, Turquia, Síria, Arménia ou Ásia Central. O Grande Auditório irá acolher uma série de cinco concertos ao longo do ano, com alguns dos nomes mais sonantes das regiões que representam.

O ciclo tem início já no dia 30 deste mês com a atuação do Ensemble Al-Kindi, um grupo que se tem dedicado à preservação da música clássica árabe, em especial da tradição sufi, fundado pelo músico francês Julien Weiss em 1983. Para este concerto já não existem bilhetes disponíveis.

Segue-se, no dia 4 de novembro, um programa de Música da Anatólia Oriental protagonizado por Ali Doğan Gönültaş, compositor e intérprete que, nos últimos anos, tem divulgado a música tradicional desta região, emprestando-lhe a sua voz de uma expressividade única.

Em 2024, no dia 2 de março, o músico marroquino Driss El Maloumi, virtuoso intérprete de alaúde, vai partilhar com o público a sua busca pelo tarab – um estado de “êxtase musical”, ao som de um instrumento distintivo daquela região do norte de África.

No dia 13 de abril será a vez da música de Vardan Hovanissian e Emre Gültekin, uma dupla que combina o duduk arménio e o saz turco, – um testemunho de reconciliação entre duas culturas.

Por fim, no dia 4 de maio, o músico Nasim Khushnawaz, herdeiro da tradição do rubab afegão, apresenta um concerto com repertórios seculares do Afeganistão.

Os bilhetes para os concertos podem ser adquiridos no site da Gulbenkian.