IDLES: Há Disco Novo a Caminho e Single Para Ouvir, “The Beachland Ballroom”
Os IDLES vão editar um álbum novo no dia 12 de Novembro, via Partisan Records. Chama-se “Crawler” e já se conhece o primeiro avanço, The Beachland Ballroom.
O quarto álbum e sucessor do aclamado “Ultra Mono”, de 2020, contempla 14 faixas gravadas no famoso Real World Studios em Bath durante a pandemia e foi produzido por Kenny Beats (Vince Staples, Freddie Gibbs) e pelo guitarrista dos IDLES, Mark Bowen.
O primeiro single, “The Beachland Ballroom” – nome da icónica sala de concertos em Ohio, EUA -, é uma canção soul com uma performance envolvente do vocalista Joe Talbot, algo diferente do que estamos habituados. O tema já está disponível nas plataformas digitais, assim como o vídeo realizado por LOOSE, que podes conferir no final do artigo.
O vocalista Joe Talbot considera que este primeiro single «é a música mais importante do álbum» e explica porquê: «Há tantas bandas que passam pelas salas pequenas e sonham em chegar às salas grandes. Ser capaz de escrever uma música soul como esta fez-me pensar: “Porra, estamos num lugar onde podemos ir para essas salas grandes e ser criativos e não apenas seguir em frente e apreciar o que temos”. A música é uma espécie de alegoria de se sentir perdido e superar isso. É uma canção que eu amo cantar». O guitarrista Mark Bowen acrescenta: «Não sabia que o Joe conseguia cantar assim. Ele tem tentado escrever “Be My Baby” desde o início, mas não queria ser o tipo punk que usava a roupa Motown. Ele queria que se sentisse natural, e esta canção é».
Para este novo álbum, “Crawler”, o grupo britânico promete histórias vivas de trauma, vício e recuperação. Existem, claro, vários momentos que irão inspirar o caos numa sala lotada, como o glam rock de “The Wheel”, o grindcore de 30 segundos de “Wizz” e o groove de baixo e bateria de “The New Sensation”.
Mas também existem novas texturas e experimentações que empurram os IDLES para um território novo e emocionante, como o som de banda marcial do universo alternativo de “Stockholm Syndrome” e “Progress”, um mantra que acalma o corpo e a mente de uma forma que os IDLES dizem nunca antes terem criado.
O New York Times incluiu o próximo álbum dos IDLES no seu Fall Music Preview, escrevendo: «A banda britânica IDLES escreve novas variações do vocabulário pós-punk de obstinação, impacto, dissonância e tensão crescente no seu quarto álbum de estúdio. A banda vai do minimalismo electrónico para o som de passos e rugidos. O vocalista, Joe Talbot, muda do cinismo amargo para gritos de guerra: “Damage! Damage! Damage!”».
Recorde-se que os IDLES são um dos nomes confirmados para o festival Vodafone Paredes de Coura, que se realiza entre os dias 16 e 20 de Agosto de 2022. Mas antes tocam no Coliseu de Lisboa a 11 de Março. Confere a capa e alinhamento de “Crawler”, já em pré-venda, e dispara o play para veres o vídeo de “The Beachland Ballroom”.