O EP nasceu depois de um e-mail enviado por Graindorge à BBC Radio 6 Music onde agradeceu a Iggy Pop por ter tocado a sua música no programa.
Iggy Pop colaborou com a compositora e multi-instrumentista belga Catherine Graindorge num novo EP intitulado “The Dictator”.
As quatro faixas foram lançadas através da Glitterbeat, e segundo Graindorge – o EP tornou-se realidade depois de ter enviado um email especulativo à lenda do rock. «Tocou duas faixas minhas no seu espectáculo musical da BBC 6 em Novembro», explicou Catherine numa declaração.
«Por isso, enviei um e-mail dirigido ao Iggy e ao produtor do espectáculo, dizendo que me sentia muito honrada e que ficaria encantada por trabalhar numa faixa com ele. Foi completamente espontâneo; nunca pensei que algo pudesse realmente acontecer». O cantor respondeu que sim a uma colaboração. «Iggy disse para lhe enviar uma faixa», acrescentou Graindorge, «comecei a improvisar, e inventei três peças em casa. Comunicámos e começámos a trocar ideias. Durante o Natal gravei outra faixa que era mais rock. Isso agarrou-o. Depois escreveu a letra de “The Dictator” dois meses antes de a Rússia invadir a Ucrânia.»
Sobre o seu amor pela música de Graindorge, Iggy Pop esclareceu: «Há aqui uma alvenaria gótica a trabalhar, com uma força muito antiga, estimulada por estruturas muito astuciosas. A minha contribuição é relatar, através de palavras, a ameaça actual e o anseio de felicidade e paz.»
Acrescentou que a música belga representa «cálices, corpetes e pedras velhas. É romance europeu e rasteja sobre mim como um nevoeiro; como o Inverno em Veneza, como um vento da meia-noite», acrescentando que a vê como uma artista «como o seu continente e o seu cânone.»
Iggy Pop esteve recentemente no EDP Vilar de Mouros, recorda, aqui, a fotoreportagem.
Ouve em baixo o EP completo.