Apollo Masters: Incêndio em fábrica coloca a produção mundial de vinis em risco
No dia 6 de Fevereiro, um violento incêndio atingiu uma fábrica da Apollo Masters em Banning, na Califórnia.
A Apollo é um dos maiores fornecedores mundiais de lacquer, elemento fundamental para a produção de discos de vinil, pondo assim em risco toda a produção de várias fábricas que produzem a “bolacha negra”. Para além disso, a fábrica em questão era também fornecedora de agulhas utilizadas pelos aparelhos.
A marca já se pronunciou e diz que não sabe como será o futuro, mas que nenhum dos seus trabalhadores ficou ferido. Podes ler o comunicado, aqui.
Em declarações à Pitchfork, Ben Blackwell, co-fundador da Third Man Records, mostrou-se bastante preocupado com a situação dizendo que este incêndio representa um verdadeiro problema para a produção de vinil, explicando que existem apenas duas fábricas em todo o mundo que fabricam o material, a Apollo que ardeu e a MDC, com sede no Japão, que tinha já problemas de entrega mesmo antes do incêndio na Apollo.
Várias empresas da indústria, para além da Third Man Records já vieram demosntrar também a sua preocupação em relação ao futuro.
This is a concise overview of the current situation involving lacquer, Direct Metal Mastering, and the future of the vinyl industry. https://t.co/UejXox4Y7n
— duplication.ca Analogue Media (@duplicationca) February 7, 2020