Quantcast
Já se conhece o cartaz da Festa do Avante! 2024

Já se conhece o cartaz da Festa do Avante! 2024

Comunicado de Imprensa

Serão vários espetáculos para celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos nas suas tantas dimensões!

A Festa do Avante! decorre de 6 a 8 de Setembro e continua a celebrar e a fazer Abril, preenchendo os seus palcos com artistas de muitas latitudes, encontros bonitos, que nos trazem muitos caminhos e solidariedade.

O inigualável Concerto Sinfónico invoca o centenário dos nascimentos do grande compositor português Joly Braga Santos e do compositor e guitarrista maior Carlos Paredes. Com a orquestra Sinfonietta de Lisboa, conduzida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo, contará com a Maestra Constança Simas como convidada.

No meio século de Abril, não poderíamos passar sem Sérgio Godinho, banda sonora de tantos anseios pessoais e coletivos, que nos brindará com Capicua.

Como é constante na programação dos palcos da Festa do Avante!, o espaço é também dos artistas da lusofonia, vindos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau. Destacamos o regresso da pungente Bia Ferreira, uma das vozes mais disruptivas dos últimos anos da música brasileira, que convida Eva RapDiva, Mázinha e ninguém menos que Dino d’Santiago. E, pela primeira vez na Festa, Garotos Podres, fenómeno máximo da cena punk-rock brasileira. A este naipe juntar-se-ão ainda Nancy Vieira com Remna (Guiné-Bissau) e Anna Setton (Brasil), o cabo-verdiano Tcheka, em dueto com Mário Laginha.

E a Rave Avante! está para ficar, na sua abordagem de comprometimento entre a música de dança e a defesa dos direitos e liberdades. A DJ Violet regressa e traz Saya (Galiza/Palestina) e Oseias (Angola). Ainda nos sons eletrónicos, recebemos pela primeira vez a solo no palco da Festa do Avante! Branko e o trio luso-angolano Throes + The Shine.

O rasgo do hip-hop é feito em muitas línguas e com muitas sonoridades mixadas, onde destacamos a primeira visita da chilena Ana Tijoux. De Espanha chegam Los Chikos del Maíz e, de Portugal, o veterano Valete.

E na Festa do Avante! jamais faltará o fado. Far-se-á ouvir com Hélder Moutinho, acompanhado do guitarrista Ricardo Parreira, LINA – Fado Camões e a cristalina Cristina Branco. Ainda no destaque à música portuguesa, haverá mais uma homenagem a Paredes, com o espetáculo Sons de Guitarra para Carlos Paredes, com Luísa Amaro, Mafalda Lemos e Gonçalo Lopes.

O incomparável Bruno Pernadas está de regresso aos palcos da Festa, com foco no universo plural dos seus últimos trabalhos. Regressa também Sebastião Antunes & Quadrilha e estreiam-se ainda Silk Nobre e os lisboetas Rosa Sparks.

As novidades do panorama musical português chegam-nos com o fenómeno Ana Lua Caiano e Cara de Espelho, projeto que nos devolve a voz incomparável de Mitó Mendes (A Naifa).

Cantar-se-á ao futuro com os valores da democracia e da liberdade que Abril trouxe e as cantigas de José Afonso (com o espetáculo Zeca Sempre, trazido por Olavo Bilac, Nuno Guerreiro, Tozé Santos e Vítor Silva) e outros cantautores que ajudaram a ilustrar o sentido da revolução.

A homenagem às mulheres portuguesas e à sua emancipação é trazida pelo espetáculo A Mulher é uma Arma de Renato Júnior, com Ana Bacalhau, Katia Guerreiro, Luanda Cozetti, Maria João, Rita Redshoes e Sofia Escobar.

E ainda com os sons do blues e do rock chegam-nos os britânicos Krissy Matthews com Jess Hayes, Kim Jenett, Marlia Rae e The Cinelli Brothers, os norte-americanos Level Best e ainda The Legendary Tigerman.

É um cartaz com muitos, para todos!


arda