Red Hot Chilli Peppers, Jack Harlom e Taylor Swift Reinam Nos MTV VMAS 2022
Os MTV VMAs 2022 realizaram-se na noite passada no Prudential Center em New Jersey, nos EUA, e a MTV Portugal transmitiu, em direto e exclusivo, todas as emoções deste evento repleto de momentos inesquecíveis acompanhados por milhões de espectadores em todo o mundo.
Esta noite mágica coroou Jack Harlow com quatro prémios, confirmando o favoritismo já sentido nas nomeações, incluindo “Song of the Summer” por “First Class”.
Mas, a verdade é que a grande rainha da noite foi Taylor Swift, que conta com três vitórias pelo seu “All Too Well”, incluindo o cobiçado Video of the Year. A Song of the Year também foi atribuída a uma mulher: falamos do fenómeno Billie Eilish e do seu hit “Happier Than Ever”.
Quem também teve grandes motivos para celebrar foi Harry Styles, arrecadando o Album of the Year, Best Pop e Best Cinematography, e Lil Nas X, igualmente com três Moon Person (Best Collaboration, Best Art Direction e Best Visual Effects, todos em parceria com Jack Harlow).
Um muito emocionado Bad Bunny entrou para a história dos VMAs ao ser o primeiro Artist of the Year latino (e até mesmo o primeiro que não é de origem inglesa ou norte-americana). Anitta também voltou a superar barreiras, levando o Brasil, pela primeira vez, à conquista de uma das principais categorias, a Best Latin.
Comprovando que os VMAs e a música estão mais multiculturais do que nunca, os sul-coreanos bts foram eleitos Group of the Year e ROSALÍA somou mais um sucesso naquele que já o melhor verão da sua carreira com Best Editing.
Depois de uma red carpet impressionante, protagonizado pelos looks marcantes de artistas como Anitta, Avril Lavigne, Bebe Rexha e as meninas das BLACKPINK, Ashley Graham ou Becky G, Dove Cameron (que se viria a sagrar vencedora do prémio Best New Artist), Saucy Santana e Yung Gravy deram o pontapé de partida da noite com performances incríveis durante o pré-show.
Já o espetáculo, conduzido pelos MCs Nicki Minaj, LL COOL J e Jack Harlow, começou em grande estilo com uma performance de Harlow, que surpreendeu tudo e todos e chamou Fergie a palco para uma verdadeira viagem a partir da cabine de um avião.
Seguiram-se atuações altamente aplaudidas de Lizzo, BLACKPINK, que estrearam a sua música Pink Venom, J Balvin e Ryan Castro e Måneskin (eleitos Best Alternative). Obviamente que um dos momentos mais esperados da noite foi oferecido por Eminem e Snoop Dogg, que apresentaram a sua música “From The D 2 The LBC” ao vivo, inspirando-se no metaverso de “Otherside”.
E se falamos de emoção, é impossível não mencionar os Red Hot Chilli Peppers, que além de terem arrasado em palco, somaram mais dois Moon Person: Best Rock e o Global Icon Award deste ano, um reconhecimento da sólida carreira profissional desta mítica banda.
Nicki Minaj foi outra das grandes homenageadas da noite com o Video Vanguard Award, além de vencer Best Hip-Hop e de ter sido igualmente responsável por uma performance de outro mundo, em linha com o restante conjunto de artistas que subiram ao palco dos VMAs, incluindo a girl from Rio Anitta, Marshmello e Khalid, Panic! At The Disco e Kane Brown.
De 2022 para o futuro, a MTV concedeu o primeiro prémio em formato NFT às BLACKPINK, as vencedoras da categoria Metaverse Performance, em parceria com a Recur, que desenvolveu um prémio NFT eco-friendly.
MTV VMAs 2022 | Os vencedores
VIDEO OF THE YEAR
Taylor Swift – “All Too Well” (10 Minute Version) (Taylor’s Version) – Republic Records
ARTIST OF THE YEAR
Bad Bunny – Rimas Entertainment
SONG OF THE YEAR
Billie Eilish – “Happier Than Ever” – Darkroom / Interscope Records
BEST NEW ARTIST, Presented by EXTRA® Gum
Dove Cameron – Disruptor Records / Columbia Records
PUSH PERFORMANCE OF THE YEAR
December 2021: SEVENTEEN – “Rock With You” – PLEDIS Entertainment / Geffen Records
BEST COLLABORATION
Lil Nas X, Jack Harlow – “INDUSTRY BABY” – Columbia Records
BEST POP
Harry Styles – “As It Was” – Columbia Records
BEST HIP-HOP
Nicki Minaj ft. Lil Baby – “Do We Have A Problem?” – Young Money / Cash Money / Republic Records
BEST ROCK
Red Hot Chili Peppers – “Black Summer” – Warner Records
BEST ALTERNATIVE
Måneskin – “I WANNA BE YOUR SLAVE” – Arista Records
BEST LATIN
Anitta – “Envolver” – Warner Records
BEST R&B
The Weeknd – “Out Of Time” – XO / Republic Records
BEST K-POP
LISA – “LALISA” – YG Entertainment / Interscope Records
VIDEO FOR GOOD
Lizzo – “About Damn Time” – Atlantic Records
BEST METAVERSE PERFORMANCE
BLACKPINK The Virtual | PUBG – YG Entertainment / Interscope Records
BEST LONGFORM VIDEO
Taylor Swift – “All Too Well” (10 Minute Version) (Taylor’s Version) – Republic Records
BEST CINEMATOGRAPHY
Harry Styles – “As It Was” – Columbia Records
BEST DIRECTION
Taylor Swift – “All Too Well” (10 Minute Version) (Taylor’s Version) – Republic Records
BEST ART DIRECTION
Lil Nas X, Jack Harlow – “INDUSTRY BABY” – Columbia Records
BEST VISUAL EFFECTS
Lil Nas X, Jack Harlow – “INDUSTRY BABY” – Columbia Records
BEST CHOREOGRAPHY
Doja Cat – “Woman” – Kemosabe Records / RCA Records
BEST EDITING
ROSALÍA – “SAOKO” – Columbia Records
Group of the Year
BTS
Song of Summer
Jack Harlow – “First Class”
Album of the Year
Harry Styles – “Harry’s House”