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Jimi Hendrix Experience: Tribunal permite que os herdeiros de Noel Redding e Mitch Mitchell entrem com acção judicial

Jimi Hendrix Experience: Tribunal permite que os herdeiros de Noel Redding e Mitch Mitchell entrem com acção judicial

Rodrigo Baptista

A Sony Music Entertainment está em dívida para com Noel Redding e Mitch Mitchell devido a falhas nos pagamentos dos royalties dos álbuns que os dois músicos gravaram com a Jimi Hendrix Experience.

O London High Court determinou que os herdeiros de Noel Redding e Mitch Mitchell, baixista e baterista da Jimi Hendrix Experience, já podem entrar com uma acção judicial contra a Sony Music Entertainment devido a falhas nos pagamentos de royatlies.

Tanto Redding quanto Mitchell assinaram os seus direitos de gravação com a Jimi Hendrix Experience, com Redding a receber US$ 100.000 em 1973 (cerca de 92 300€), e Mitchell US$ 247.500 (cerca de 228 000€) em 1974. Redding morreu em 2003 e Mitchell em 2008, e os seus herdeiros posteriormente criaram empresas para recolher os royalties.

Segundo a Reuters, o juiz Michael Green decidiu que o caso poderia ser ouvido, com um julgamento completo esperado para 2025. A representar o Noel Redding Estate Ltd e Mitch Mitchell Estate Ltd, Lawrence Abramson, advogado e sócio da Keystone Law, disse que ninguém estava a contestar a grandeza de Hendrix, mas argumentou que ele não poderia fazer as gravações sozinho.

«Ninguém está a negar que Jimi Hendrix foi um dos, senão, o maior guitarrista de todos os tempos», disse Abramson. «Mas ele não fez as suas gravações sozinho e elas não poderiam ter alcançado nenhum sucesso sem as contribuições de Noel e Mitch.»

A decisão do Tribunal de Londres é a mais recente reviravolta nos direitos contestados das gravações de Jimi Hendrix Experience. Em janeiro de 2022, a Rolling Stone informou que os herdeiros de Jimi Hendrix e a Sony Music entraram com uma acção judicial em Manhattan para evitar preventivamente quaisquer reivindicações de direitos autorais feitas pelos herdeiros de Redding e Mitchell. Seguiu-se uma sentença de cessar-e-desistir de Abramson sobre metade dos bens de Redding e Mitchell, que responsabilizava a Sony Music pelos royalties de desempenho para streaming (um valor relatado na época como “na casa dos milhões de libras”, por cerca de três bilhões de streams e a contar).