John Frusciante explora o acid house em novo álbum

John Frusciante explora o acid house em novo álbum

Tiago Varzim

John Frusciante, o conhecido guitarrista dos Red Hot Chili Peppers, prepara-se para alargar o seu espectro de estilos musicais com uma incursão pela música electrónica.

Como Trickfinger, o nome que vai apresentar o guitarrista ao mundo do acid house,  vai lançar um álbum homónimo a 7 de Abril. São oito músicas, editadas pela Acid Test, que não são de agora: ou melhor, este é um trabalho que já vem bem de trás. Frusciante conta que começou a interessar-se seriamente pela Electronic Dance Music (EDM), numa onda mais experimental e de descoberta, em 2009. Em 2015, temos a oportunidade de ouvir o resultado desse trabalho, mas para já podes ficar com o apetite a crescer com “After Below”, a faixa de entrada que podes ouvir mais abaixo.

Descobri que as linguagens dos computadores forçam os programadores a pensarem, o que os levou a descobrirem novo ‘vocabulário’ musical“, explica Frusciante ao falar sobre esta nova incursão. Foi em 2007 que o guitarrista começou a saber programar todos os instrumentos associados com o acid house: “durante sete meses não gravei nada (…) tinha perdido interesse na composição tradicional de canções e, por outro lado, estava entusiasmado por descobrir novos métodos para criar música“, explica o artista.

John Frusciante é conhecido pela diversidade de estilos que a sua carreira vai acumulando como guitarrista dos Red Hot Chili Peppers ou The Mars Volta, como ele próprio no trabalho a solo, ou nas colaborações em projectos tão distintos como os Duran Duran e a dupla de rappers Black Knights. Agora, é a vez da música electrónica entrar para o repertório musical de Frusciante. Ou melhor: Trickfinger.

Alinhamento
01. After Below
02. Before Above
03. Rainover
04. Sain
05. Exlam
06. 85h
07. 4:30
08. Phurip

EGITANA