Kele [Bloc Party] Lança Versão Surpreendente de “Smalltown Boy”

Kele [Bloc Party] Lança Versão Surpreendente de “Smalltown Boy”

Redacção

Kele Okereke, vocalista dos Bloc Party, revelou que vai editar o quinto álbum a solo, “The Waves Pt. 1”, que chega a 28 de Maio, e aproveitou para partilhar o single “Smalltown Boy”, uma versão inesperada do tema de 1984 dos Bronski Beat.

Para este novo álbum, o quinto a solo, com edição apontada para 28 de Maio, Kele diz ter mergulhado numa série de territórios diferentes dos explorados nos álbuns anteriores, afastando-se ainda mais da sua estreia, em 2010, em estilo electro-house, com “The Boxer”. “The Waves Pt. 1” vai suceder ao disco de 2019, “2042”, a quarta tentativa de Kele Okereke como artista a solo longe dos seus Bloc Party. Puxemos a fita atrás.

Ao terceiro álbum, “Fatherland” (2017), Kele afastava-se em definitivo da música de dança, optando por uma linguagem quase folk, para, em “2042”, voltar a reunir guitarras tipo Bloc Party combinadas com música influenciada pela sua herança da África Ocidental.

Agora, para este novo disco, Kele atira-se ao mundo com um tema suave e delicado, “Smalltown Boy”, na verdade uma versão de um clássico dos anos 1980 dos britânicos Bronski Beat, mas que Kele torna praticamente irreconhecível ao movê-la para uma esfera sónica muito mais calma e surpreendente.

A necessidade que Kele sentiu de criar em modo solitário surgiu, claro está, durante o confinamento: «Quando faço discos, é sempre em conjunto, há normalmente muitos outros músicos com quem trabalho, mas como estávamos em confinamento não tive esse luxo de poder trabalhar com outros músicos. Sabia que tinha de preencher o espaço deste disco inteiramente sozinho, o que era assustador, mas também muito libertador. Este álbum é o meu som. Como não tinha tanto tempo nos dias em que trabalhava nas ideias, tive de estar muito concentrado com o pouco tempo que tinha. Durante a noite fazia longas caminhadas pela cidade sozinho, ouvindo ao luar o que tinha gravado durante o dia, reorganizando as canções na minha cabeça, aparando a gordura. Tornou-se muito claro para mim que tinha o início de um novo disco e que iria sentir-me muito diferente do que tinha feito antes».

Além de “Smalltown Boy”, que podes escutar a seguir à capa e alinhamento do novo disco, há outra canção já disponível no Bandcamp do artista – “The Heart Of The Wave” -, onde também é possível fazer a pré-encomenda de “The Waves Pt. 1”.

01. Message From The Spirit World; 02. They Didn’t See It Coming; 03. The Way We Live Now; 04. How To Beat The Lie Detector; 05. Dungeness; 06. Ninevah; 07. The One Who Held You Up; 08. The Patriots; 09. Intention; 10. Smalltown Boy; 11. From A Place Of Love; 12. The Heart Of The Wave’; 13. Cradle You’ (Bonus Track)

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA