King Gizzard And The Lizard Wizard Incentivam Fãs À… “Pirataria”

King Gizzard And The Lizard Wizard Incentivam Fãs À… “Pirataria”

Redacção

Os King Gizzard And The Lizard Wizard não só estão a conceder aos fãs a autorização para contrabandearem os seus discos, como também a dar-lhes todas as ferramentas para o fazerem.

Normalmente, quando boa parte das bandas descobrem que os fãs estão a fazer pirataria dos seus espectáculos ao vivo, costumam assobiar para o ar. Mas os King Gizzard And The Lizard Wizard introduziram uma abordagem diferente: não só estão a conceder aos fãs a autorização para contrabandear, como também a dar-lhes todas as ferramentas para o fazerem.

A banda australiana de rock psicadélico acaba de lançar um novo menu no seu website chamado “Bootlegger”, no qual carregaram as gravações principais de nove álbuns e estão a encorajar qualquer um que esteja interessado a relançá-los da forma que achar melhor.

A maioria dos discos são álbuns ao vivo e compilações de demos que a banda lançou no seu Bandcamp ao longo do ano de 2020, mas há também um novo álbum de raridades chamado “Teenage Gizzard” e ainda o longa-duração de 2017 “Polygondwanaland”, que a banda lançou inicialmente como um download gratuito.

«Yo, indie labels, bootleggers, fans, weirdos», escreveu a banda no seu site. «Temos um acordo para vocês… Se alguém quiser lançar estes álbuns, é livre de o fazer. Abaixo encontrará links para ficheiros principais de áudio e arte de capa. Sinta-se à vontade para ser criativo com ele, se quiser, é seu. O único acordo é que tem de nos enviar alguns deles para vendermos na nossa loja virtual – o que quer que sinta que é um comércio justo, por nós tudo bem. Ideias: LPs duplos, 7″, remix, arte de capa reimaginada, cera de aspecto bizarro, conjuntos de caixas de exposição ao vivo, fitas. Ou mantenha-o simples – tudo bem. Alguém interessado?!»

Aqui parece estar uma grande oportunidade para, por exemplo, as etiquetas indie emergentes.

Este novo “modelo de negócio” é o mais recente de muitos presentes que os King Gizzard deram aos seus fãs durante todo o ano de 2020. Para além de lançarem todo o material ao vivo/demos/raridades que agora encorajam os fãs a contrabandear, lançaram um novo disco chamado “K.G.”, um álbum ao vivo chamado “Chunky Shrapnel” e um novo single chamado “If Not Now, Then When?”, que podes ouvir de seguida: