Quantcast
Kurt Cobain era fã de Black Sabbath? Dave Grohl diz que sim

Kurt Cobain era fã de Black Sabbath? Dave Grohl diz que sim

Tiago Varzim

Kurt Cobain era um grande fã de Black Sabbath, a mítica banda de heavy metal britânica que deu o seu último concerto este fim de semana.

Atualmente nos Foo Fighters, Dave Grohl é o ex-baterista de bandas como Nirvana e Queens of the Stone Age. E recentemente fez uma revelação à revista Mojo: Kurt Cobain era um grande fã de Black Sabbath, a mítica banda de heavy metal britânica.

Esta revelação é mais uma confirmação do que os devotos fãs de Nirvana já suspeitavam. Dave Grohl explicou que o facto de Cobain ter nascido numa pequena cidade foi crucial para o fascínio que tinha pelos pioneiros do heavy metal.

«O Kurt gostava realmente do Ozzy [Osbourne]», afirmou Grohl, referindo-se ao compositor e vocalista dos Black Sabbath, que também teve uma carreira a solo. «Ao ter crescido numa cidade como Aberdeem (no Estado de Washington) e ao ouvir uma banda como os Black Sabbath é uma doce liberdade», explicou Dave Grohl, acrescentando que, de repente, «houve algo fora daquela pequena cidade, no mundo, com a qual ele [Kurt Cobain] se pode identificar».

Na mesma entrevista, Dave Grohl argumenta a influência dos Black Sabbath faz-se notar principalmente no primeiro álbum dos Nivarna, “Bleach“. «Na nossa primeira gravação, que eu não toquei mas que adoro, podemos ouvir algumas canções e há uma guitarra, um baixo, uns vocais e uma bateria» que se identificam «bastante» com os Black Sabbath, afirma o ex-baterista. O próprio é grande fã da banda e já escreveu letras para Osbourne.

Já anteriormente, Butch Vig , produtor de “Nevermind” tinha revelado que Cobain queria que o álbum soa-se mais a Black Sabbath. «Eu estava a equilibrar a bateria e a guitarra e o Kurt chegou e disse “turn all the treble off”. Eu quero que soe mais como os Black Sabbath.», contou Vig à Rolling Stone.