Kurt Cobain era fã de Black Sabbath? Dave Grohl diz que sim
Kurt Cobain era um grande fã de Black Sabbath, a mítica banda de heavy metal britânica que deu o seu último concerto este fim de semana.
Atualmente nos Foo Fighters, Dave Grohl é o ex-baterista de bandas como Nirvana e Queens of the Stone Age. E recentemente fez uma revelação à revista Mojo: Kurt Cobain era um grande fã de Black Sabbath, a mítica banda de heavy metal britânica.
Esta revelação é mais uma confirmação do que os devotos fãs de Nirvana já suspeitavam. Dave Grohl explicou que o facto de Cobain ter nascido numa pequena cidade foi crucial para o fascínio que tinha pelos pioneiros do heavy metal.
«O Kurt gostava realmente do Ozzy [Osbourne]», afirmou Grohl, referindo-se ao compositor e vocalista dos Black Sabbath, que também teve uma carreira a solo. «Ao ter crescido numa cidade como Aberdeem (no Estado de Washington) e ao ouvir uma banda como os Black Sabbath é uma doce liberdade», explicou Dave Grohl, acrescentando que, de repente, «houve algo fora daquela pequena cidade, no mundo, com a qual ele [Kurt Cobain] se pode identificar».
Na mesma entrevista, Dave Grohl argumenta a influência dos Black Sabbath faz-se notar principalmente no primeiro álbum dos Nivarna, “Bleach“. «Na nossa primeira gravação, que eu não toquei mas que adoro, podemos ouvir algumas canções e há uma guitarra, um baixo, uns vocais e uma bateria» que se identificam «bastante» com os Black Sabbath, afirma o ex-baterista. O próprio é grande fã da banda e já escreveu letras para Osbourne.
Já anteriormente, Butch Vig , produtor de “Nevermind” tinha revelado que Cobain queria que o álbum soa-se mais a Black Sabbath. «Eu estava a equilibrar a bateria e a guitarra e o Kurt chegou e disse “turn all the treble off”. Eu quero que soe mais como os Black Sabbath.», contou Vig à Rolling Stone.