LZ50: O Dia em que Led Zeppelin & Atlantic Fecharam Contrato
No dia 23 de Novembro de 1968, foi lançado o press release oficial que anunciava a assinatura de contrato entre os Led Zeppelin e a Atlantic Records.
Em 2018 celebram-se os 50 anos da fundação dos míticos Led Zeppelin. A banda tem celebrado esse aniversário através de várias iniciativas ao longo do ano, nomeadamente os lançamentos inéditos do Record Store Day de 2018, a reedição remasterizada do álbum ao vivo “The Song Remains The Same” ou a edição do livro biográfico de imagens.
Sem esquecer, quiçá a maior bomba, a Fender Telecaster com a assinatura de Jimmy Page que irá estrear em Janeiro de 2019.
E por falar em Janeiro e Jimmy Page, em 1968 o guitarrista já tinha granjeado bastante fama, através dos Yardbirds, e a imprensa referia as novidades de então, afirmando que os «Led Zeppelin, o novo supergrupo de Jimmy Page, assinaram um grande contrato com a Atlantic e o seu primeiro álbum, intitulado “Led Zeppelin”, inquestionavelmente o melhor álbum de estreia que eu e muitas outras pessoas já ouvimos, será lançado em Janeiro. Jimmy, que esteve em Nova Iorque a semana passada, parece pronto a regressar (com os Led Zeppelin) aos estados Unidos no final de Dezembro. Irão dar início, ao que parece, a uma digressão de seis semanas, tocando em algumas datas com os Vanilla Fudge». Era assim que a NME, em 23 de Novembro de 68, anunciava o acordo entre banda e editora.
A Atlantic Records também lançou, na altura um comunicado oficial. Eis um excerto:
«ATLANTIC RECORDS ASSINA O EXCITANTE NOVO GRUPO BRITÂNICO LED ZEPPELIN, NUM DOS MAIORES NEGÓCIOS DO ANO
A Atlantic Records assinou com o novo e excitante grupo inglês Led Zeppelin um longo contrato de gravação e exclusividade. Ainda que os termos exactos sejam secretos, podemos revelar que é um dos mais substanciais negócios alguma vez feitos pela Atlantic. O acordo com os representantes do grupo foi feito entre Jerry Wexler, Executive Vice President daAtlantic Records, e Peter Grant, manager da banda.
Os Led Zeppelin consistem em quatro dos mais vibrantes músicos a actuar actualmente na Bretanha. São eles Jimmy Page, líder da banda e o guitarrista; John Paul Jones, baixista, pianista, organista e arranjista; John Bonham, bateria; e Robert Plant, vocalista e harmónica.
As pulsações em torno dos Led Zeppelin têm-se intensificado desde que o grupo gravou o seu primeiro (e ainda inédito) álbum, que foi produzido por Jimmy Page, há um mês atrás em Londres. Os melhores músicos rock britânicos e americanos que ouviram as canções afirmam que os Led Zeppelin serão a próxima banda a chegar aos patamares dos Cream e de Hendrix. Este LP dos Led Zeppelin será editado pela Atlantic no início de Janeiro».