Fender Jimmy Page Signature Telecaster

Fender Jimmy Page Signature Telecaster

Nero

A Fender associou-se às comemorações do 50º Aniversários dos Led Zeppelin e a Jimmy Page para recriar a mística 1959 Telecaster do guitarrista. Vão existir quatro versões, duas de produção normal e duas de edição limitada, construídas por Paul Waller na Fender Custom Shop, recriando o visual dos espelhos circulares ou a pintura do dragão.

A Fender Musical Instruments Corporation (FMIC) acaba de anunciar a colaboração com um dos mais lendários guitarristas do rock – Jimmy Page – para recriar a sua famosíssima 1959 Fender Telecaster, numa associação ao 50º aniversário da fundação dos Led Zeppelin, em Outubro de 1968. Uma guitarra que está entre as mais icónicas do músico, reconhecida pelos seus dois designs, “mirror” e “dragon”, acompanhou Page na fase em que passou dos The Yardbirds para os Led Zeppelin, tendo sido a guitarra que gravou o primeiros disco destes últimos, além de ter tido aparições nos restantes álbuns da banda. Para celebrar o 50º aniversário dos Led Zeppelin e a histórica carreira de Page, a Fender irá lançar quatro modelos de assinatura diferentes ao longo de 2019, permitindo a fãs e coleccionadores a oportunidade de possuirem um pedaço de história. Dois dos modelos sairão das linhas de produção da Fender e os outros dois sairão da Fender Custom Shop, os modelos “Limited Edition Jimmy Page Telecaster Set”.

«É uma tremenda honra que uma das mais veneradas lendas vivas do rock tenha confiado na Fender para recriar uma das suas guitarras mais especiais», refere Mike Lewis, Vice Presidente de Desenvolvimento de Produtos da Fender Custom Shop. «Alguns dos mais estimados artistas mundiais trabalham com a Fender Custom Shop, pois trata-se do pináculo artesanal da marca Fender e da comunidade de construção de guitarras».

Por sua vez, Justin Norvell, VP de Produtos Fender, acrescentou: «Esta singular Fender Telecaster possui uma extraordinária história e ajudou a inspirar alguma da melhor música rock de sempre, quer nos últimos anos dos The Yardbirds, quer na génese dos Led Zeppelin. Agora estamos a oferecer a uma nova geração de músicos o acesso a dois extraordinários instrumentos em homenagem a Jimmy, à sua carreira e ao espantoso trabalho musical que criou e desempenhou na guitarra».

UMA TELE SINGULAR

Originalmente, Page recebeu a Telecaster em 1966, um presente de Jeff Beck após o recomendar para ocupar o seu lugar nos The Yardbirds. Ao longo dos anos, a Telecaster teve vários visuais e representou diversas personagens, consoante as personalizações estéticas e sónicas que Page lhe atribuiu. Quando a recebeu originalmente, a guitarra possuía um imaculado acabamento White Blonde de fábrica e assim ficou até Fevereiro de 1967, quando Page lhe acrescentou oito espelhos circulares ao corpo. Page usou a Telecaster espelhada durante pouco tempo no final dos The Yardbirds e, a meio de ’67, mudou novamente o visual da guitarra. Removeu os espelhos, removeu toda a tinta e pintou a guitarra pessoalmente, pintando à mão um místico dragão no corpo do instrumento.

Quando os Led Zeppelin se formaram em 1968, a Dragon telecaster era a guitarra principal de Jimmy Page e o músico usou-a exaustivamente em palco e em estúdio até 1969. Foi a guitarra principal nas sessões do álbum de estreia da banda, “Led Zeppelin I”. Então, no regresso após uma pequena digressão, Page descobriu que um solicito amigo havia desmontado o corpo da guitarra e pintado por cima do dragão. Esta pintura comprometeu o som e o circuito eléctrico, deixando apenas o pickup do braço funcional. Page resgatou o braço, colocando-o na sua Tele com o sistema B Bender (podem ler tudo sobre esse modelo AQUI), e tornou a remover a tinta e a procurar restaurar o corpo da guitarra que reformou.

«Esta guitarra é tão especial e possui uma história tão grande que decidi abordar a Fender e perceber se estariam interessados em recriá-la», refere o guitarrista. «Eles conseguiram replicá-la com uma fidelidade de 110% ou 150%. Está absolutamente igual ao que é, ao que devia ser e ao que foi. Visitar a Fender Custom Shop para assinar e pintar as guitarras com o Paul Waller foi excitante. ver todas aquelas pérolas nas paredes, é uma experiência extraordinária», confessou Page sobre a sua visita a Corona, localidade da fábrica americana da Fender e da Fender Custom Shop, que a AS já teve a oportunidade de visitar.

FENDER JIMMY PAGE TELECASTER

Vão ser produzidos dois modelos e dois deles serão extremamente coleccionáveis, as duas versões de edição limitada da Fender Custom Shop, construídas pelo masterbuilder Paul Waller – uma com os espelhos e outra com a pintura do dragão. Durante cerca de oito meses Page e waller trabalharam em conjunto durante todo o processo de criação da guitarra, assegurando-se de que cada detalhe do modelo original estaria presente nestes novos modelos. Apenas 50 unidades de cada um dos modelos Fender Custom Shop serão disponibilizados com as marcas pessoais de Jimmy Page, incluindo o autógrafo do músico no headstock e floreados pintados manualmente no corpo do modelo com o artwork do dragão.

Paul waller também deixou as suas impressões sobre esta criação: «O Jimmy abordou-nos com a ideia de recriar a sua guitarra em Fevereiro passado e mal começámos a planear as coisa pude sentir toda a sua paixão com o processo. Para chegar à sua visão, quis recriar com exactidão cada pequeno detalhe, para que não se possa distinguir o original destes modelos. É por isso que somos reconhecidos na Fender Custom Shop: pela qualidade de construção e autenticidade».

A Fender também garantiu ambas as versões da guitarra, a espelhada e a pintada, nas gamas de produção normais, de forma a garantir modelos mais acessíveis à maioria dos fãs. A marca garante que ainda que estas guitarras não estejam autografadas ou pessoalmente pintadas por Jimmy Page, o guitarrista consultou várias vezes a Fender de forma a acompanhar todo o processo de produção, procurando assegurar-se de que as guitarras são fiéis ao modelo original.

A fender irá apresentar a gama completa em Janeiro de 2019, na antecâmara da Winter NAMM, e os modelos irão ser disponibilizados em várias fases ao longo desse ano, junto dos distribuidores oficiais e em www.fender.com