Lorde Edita EP “Te Ao Mārama” Sem Aviso Prévio [Streaming]

Lorde Edita EP “Te Ao Mārama” Sem Aviso Prévio [Streaming]

Redacção

Lorde não tem parado de surpreender os seus fãs. Depois da versão de um tema de Britney Spears, a neozelandesa acaba de editar um EP de surpresa. Chama-se “Te Ao Mārama”, é inteiramente cantado em Māori, a língua indígena da Nova Zelândia, e as receitas revertem a favor de duas instituições de caridade do seu país.

O novo EP de Lorde contém novas versões de cinco canções de “Solar Power” cantadas inteiramente em Māori, a língua indígena da Nova Zelândia. Para orientar o projecto, Lorde juntou-se a Dame Hinewehi Mohi, que recrutou Sir Tīmoti Kāretu (um dos maiores especialistas em línguas do país), Hana Mereraiha e Hēmi Kelly para servirem como tradutores.

Todas as receitas de “Te Ao Mārama” irão para as instituições de caridade neozelandesas Forest and Bird e Te Hua Kawariki Charitable Trust. Além disso, todas as receitas da loja virtual de Lorde até sábado, 11 de Setembro, irão para o Fundo Lilith para apoiar a luta pela equidade reprodutiva no Texas.

«Muitas coisas revelaram-se-me lentamente enquanto estava a fazer este álbum, mas a principal realização, de longe, foi que muito do meu sistema de valores em torno de cuidar e ouvir o mundo natural vem dos princípios tradicionais Māori», escreveu Lorde no comunicado que acompanha o novo EP. «Há uma palavra para isso em te reo: “kaitiakitanga”, que significa tutela ou cuidado pelo céu, mar e terra. Eu não sou Māori, mas todos os neozelandeses crescem com elementos desta visão do mundo».

Recorde-se que Lorde apresentou recentemente a sua visão para “Break The Ice“, hit de Britney Spears que faz parte do álbum “Blackout“, de 2007, além de ter editado o sucessor de “Melodrama” (2017), “Solar Power”, o aguardado terceiro disco da carreira, que podes ouvir aqui. Co-produzido com Jack Antonoff, o novo disco da artista neozelandesa apresentou os singles “Stoned at the Nail Salon“, “Mood Ring” e “Solar Power“.

EGITANA