Quantcast
Paul McCartney conheceu as mulheres que inspiraram a música “Blackbird”

Paul McCartney conheceu as mulheres que inspiraram a música “Blackbird”

Filipa Bule

Tudo começou em 1957, quando um grupo de estudantes afro-americanos da Little Rock Central High School foram impedidos de entrar na escola por Orval Faubus, o governador de Arcansas (EUA).

Os Little Rock Nine, foram um grupo formado para lutar contra a segregação racial presente nas escolas, numa época em que os conflitos raciais assolavam os Estados Unidos da América. Thelma Mothershed Wair e Elizabeth Eckford foram duas das pessoas que enfrentaram essa discriminação, e o grande impacto da segregação racial na vida dos estudantes norte-americanos. Após a formação do grupo, Orval Faubus manteve a sua posição, o que desencadeou a crise de Little Rock, e inspirou McCartney a compor “Blackbird”.

No passado dia 30 de abril, num concerto em Little Rock, Paul McCartney conheceu finalmente duas das mulheres que inspiraram “Blackbird”, uma canção sobre conflitos raciais e a luta das mulheres negras. A música é uma espécie de hino de apoio e o tal “pássaro preto” simboliza, precisamente, uma mulher negra. Nesta música, McCartney pretende dizer “liberta-te, e levanta voo”, numa tentativa de incentivar as mulheres negras e segregadas a libertarem-se e lutarem pelos seus direitos.

No início do concerto, Paul McCartney dirigiu-se à plateia: «Nos anos 60, houve muitos problemas em relação aos direitos civis, particularmente em Little Rock. Nós víamos isso nas notícias em Ingleterra, por isso é muito importante para mim estar aqui. Foi aqui que os direitos civis começaram».