Quantcast
Fotoreportagem: O mundo está a sangrar e os Within Temptation têm algo a dizer

Fotoreportagem: O mundo está a sangrar e os Within Temptation têm algo a dizer

Comunicado de Imprensa
Inês Barrau

Os Within Temptation regressaram a Portugal para entregar mais dois grandes concertos aos fãs.

A banda dos Países Baixos, Within Temptation, regressou a Lisboa para dois concertos esgotados nos dias 25 e 26 de novembro na MEO Arena, onde apresentou o seu mais recente álbum, “Bleed Out”.

Em Portugal, entregaram mais uma vez uma performance épica, marcada por um som poderoso, um palco deslumbrante e a presença mais do que especial de Tarja Turunen. A lente da Arte Sonora pelo olhar de Inês Barrau esteve presente epodes ver a fotoreportagem em baixo.

Sharon den Adel continua a provar por que é uma das melhores vocalistas do rock sinfónico: carismática, simpática e comprometida com causas importantes, que apesar de mostrar algum cansaço, pelo menos pareceu-nos, é de louvar a quantidade de datas que uma tour de Within exige à voz de Sharon. No entanto, seria injusto reduzir os Within Temptation apenas a Sharon. A banda é composta por músicos de enorme talento, incluindo os guitarristas Ruud Jolie e Stefan Helleblad, cuja presença em palco é marcante, o baixista Jeroen van Veen e o tecladista Martijn Spierenburg, mais discretos, mas essenciais, e o baterista Mike Coolen, que imprime força e precisão ao som da banda.

O novo álbum “Bleed Out” reflete as feridas abertas em várias partes do mundo e não deixa que as tragédias da história moderna sejam esquecidas. Ao vivo, o ativismo de Sharon den Adel ganha ainda mais força, com mensagens políticas claras. A banda expressou o seu apoio à Ucrânia, homenageando os que lutam para proteger o seu território e as suas raízes. Em “A Fool’s Parade” contam mesmo com a participação do vocalista e produtor ucraniano Alex Yarmak, que também serviu para dar a cara e apelar a donativos para a causa ucraniana.

Em “Don’t Pray For Me”, os Within Temptation não deixam esquecer a luta das mulheres iranianas pelos seus direitos, prestando tributo à mártir Mahsa Amini. Este álbum e estas actuações não são apenas espetáculos; são declarações de convicção e empatia, que elevam a música a uma plataforma para a mudança.

Um dos momentos altos – e sem dúvida um dos mais memoráveis destes concertos – foi a presença de Tarja Turunen, outra grande diva do rock sinfónico. Juntamente com Sharon den Adel, formaram a dupla perfeita para encantar todos os fãs deste género musical.

Na primeira noite, Tarja subiu ao palco trazendo consigo o seu sorriso caloroso e a sua voz inigualável. Juntas interpretaram “The Promise”, “I Feel Immortal” e “Paradise (What About Us?)”. Soube a pouco, volta rápido, Tarja!

 

Com quase 30 anos de carreira, os Within Temptation não abrandam e continuam a mostrar porque ainda são relevantes na cena do rock. Nesta tour apresentam um alinhamento de luxo, no qual temas recentes como “We Go To War”, “Bleed Out” e “Wireless” se entrelaçaram perfeitamente com hinos como “Stand My Ground”, “Shot in the Dark”, “All I Need”, “The Reckoning” e “Our Solemn Hour”. Para os fãs de longa data, não faltaram os clássicos velhinhos “Mother Earth” (interpretado na primeira data) e “Ice Queen” (reservado para a segunda).