Metallica, Holier Than Thou (October 4th, 1990) & Biffy Clyro

Metallica, Holier Than Thou (October 4th, 1990) & Biffy Clyro

Redacção

Mais pérolas raras para os fãs dos Metallica. Já se pode ouvir uma versão inédita de “Holier Than Thou” gravada ao vivo durante os ensaios de pré-produção nos estúdios Bayview, na Califórnia, a 4 de Outubro de 1990, e as interpretações dos Biffy Clyro e dos OFF! para o mesmo tema. São os 30 anos bem medidos do Black Album.

Na senda das comemorações dos 30 anos do seu homónimo quinto álbum (também conhecido como “Black Album”), os Metallica partilharam agora o áudio do ensaio da pré-produção do tema “Holier Than Thou”, retirado do CD “Pre-Production Rehearsals”, incluído na luxuosa caixa que verá a luz do dia no dia 10 de Setembro através da Blackened Recordings e que terá (ainda) não só uma nova edição remasterizada do emblemático disco, como um álbum de tributo, “The Metallica Blacklist”, com versões de artistas como St. Vincent, Ghost, Miley Cyrus, Elton John ou Royal Blood.

Esta versão inédita de “Holier Than Thou” foi gravada ao vivo durante os ensaios de pré-produção nos estúdios Bayview, em Richmond, Califórnia, a 4 de Outubro de 1990, e é mais uma pérola para os fãs da banda, depois de terem sido brindados, há um par de semanas, com um dos takes de estúdio de “Sad But True”. Mas não é tudo. Também já estão disponíveis as versões para este tema por parte dos Biffy Clyro e dos OFF!, que podes ouvir no final do artigo.

O “Black Album” é um dos discos com maior sucesso comercial de sempre e foi imensamente aclamado pela crítica. O seu lançamento em 1991 não só deu à banda o seu primeiro álbum nº 1 em nada menos do que 10 países, incluindo uma série de quatro semanas no topo da lista de vendas nos EUA, como também uma série implacável de singles inquestionáveis, como “Enter Sandman”, “The Unforgiven”, “Nothing Else Matters”, “Wever I May Roam” e “Sad But True”, que alimentaram a ascensão meteórica dos Metallica aos concertos de estádio e às rádios de todo o planeta.

Desta luxuosa caixa fará também parte “The Metallica Blacklist”, que oferece 12 novas dimensões do disco protagonizadas por 53 artistas de campos tão diversos como a country, a electrónica e até mesmo o hip hop, uma verdadeira partilha do amor destes por estas canções ao lado de punk rockers, indie darlings, ícones do rock, metal, world music e muitos, muitos mais.

Como se não bastasse, os lucros das vendas deste disco de versões serão divididos equitativamente entre 50 instituições de caridade da escolha de cada artista e a fundação All Within My Hands dos próprios Metallica, criada em 2017 como uma forma de toda a família Metallica retribuir às comunidades que apoiaram a banda, apoiando a educação da mão-de-obra, a luta contra a fome, e outros serviços locais críticos.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA