Monitor, o projecto de mentoria para apoiar jovens bandas portuguesas

Monitor, o projecto de mentoria para apoiar jovens bandas portuguesas

Redacção

Aveiro desenvolveu o projecto MONITOR para apoiar durante um ano jovens artistas da área da música, não só com algum financiamento, mas também com a definição de estratégias para uma melhor gestão das carreiras.

O projeto MONITOR, inserido no âmbito do programa Cultura em Tempos de (In)Certeza, da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e na programação do Teatro Aveirense, vai permitir que três projectos musicais (dois de Aveiro e um de outra localidade de Portugal) tenham um acompanhamento de mentoria durante um período de sensivelmente um ano por especialistas da indústria musical com vista a desenvolver e implementar estratégias de crescimento, adquirir conhecimento aprofundado do sector e receber ferramentas para uma boa gestão de carreira.

Segundo a organização, o projecto “consiste na mentoria de artistas a solo ou bandas em início de carreira em todos os seus aspetos estratégicos e comerciais, na área da música“. A génese criativa e a execução ao vivo “não serão abordadas“, assumindo-se que “os candidatos devem ter essa área já solidificada“.

O acompanhamento dado aos projectos “vai passar primeiramente pela teoria relacionada com a indústria musical em Portugal (players, contratos, remunerações), o marketing musical (tradicional e digital), a comunicação, a marcação de concertos e tours, os direitos de autor e os direitos conexos, seguindo-se o apoio na definição de uma estratégia para todos esses níveis do projecto em questão“.

No final do processo, os selecionados terão a oportunidade de se apresentar ao vivo no âmbito da programação do Teatro Aveirense, entre Julho e Setembro de 2021.

A CMA vai também apoiar cada projecto com 2.000€ para a gravação de um disco, elaboração de videoclipes ou fotos promocionais, estabelecendo pontes com parceiros locais nas áreas do áudio e do vídeo.

A apresentação ao público e à imprensa acontece sábado, 19 de Setembro, pelas 17h00, no Teatro Aveirense e também poderá ser acompanhada em directo nas páginas de Facebook do Município de Aveiro e do Teatro Aveirense. Esta apresentação contará com a atuação de Conjunto!Evite e Chinaskee, dois jovens projectos do panorama musical nacional, seguida de uma conversa entre os membros das duas jovens bandas e dois nomes consagrados da música nacional: Tim (Xutos e Pontapés) e Miguel Angelo (Delfins).

A entrada é livre, mediante o levantamento de bilhete a partir de 17 de Setembro no Teatro Aveirense, no horário da bilheteira.