Quantcast
Morreu Bruce Keir, Um dos Fundadores da Blackstar Amplification

Morreu Bruce Keir, Um dos Fundadores da Blackstar Amplification

Nero

Bruce Keir, co-fundador da Blackstar Amplification, que continuava ligado à empresa como conselheiro técnico, morreu aos 60 anos de idade. O engenheiro electrónico que, na sua carreira, também trabalhou na Marshall, sofria há vários anos da doença de Alzheimer.

A triste notícia chegou hoje, através da Blackstar Amplification que fez acompanhar o obituárioa de um longo texto semi-biográfico e de homenagem a um dos seus “pais”. Aqui traduzimos o comunicado que a marca deixou nas suas redes sociais no dia 21…

«Na terça-feira, 14 de Setembro, a Blackstar recebeu a triste notícia de que o nosso co-fundador, mentor técnico e amigo, Bruce Keir faleceu. Ele morreu pacificamente com a sua família ao seu lado. Bruce estava doente há algum tempo, sofrendo de uma forma de doença de Alzheimer precoce. O Bruce nasceu em Singapura a 12 de Janeiro de 1961, para os pais Jill e Jock. É sobrevivido pelo seu irmão e irmã, Bill e Jane, e pelos seus filhos gémeos, Elly e Archie.

O pai de Bruce foi um dos principais engenheiros de rádio da BBC e o facto de ter crescido na estação de emissora da BBC World News na Malásia deu a Bruce a oportunidade (e componentes descartados) de desenvolver a sua paixão pela electrónica desde tenra idade. O interesse precoce de Bruce pela electrónica de áudio e guitarra foi inspirado pelo seu amor pela música rock e pela banda de rock de sucesso do seu irmão mais velho Bill, os Wolf. Ganhou a sua experiência inicial em válvulas, a trabalhar nos velhos Marshalls de Bill.

A educação formal de Bruce em electrónica teve lugar na Universidade de Salford e garantia o dinheiro para as propinas no seu lar em Cumbria, arranjando o equipamento de bandas locais e desenhando electrónica para lendários baixos artesanais Overwater. Criou também a sua própria empresa,a  Excel Electronics Ltd a partir do loft da casa dos seus pais em Cumbria. Após a sua graduação, Bruce mudou-se para Milton Keynes iniciando o trabalho com a Marshall Amplification. Começou a sua carreira como Engenheiro de Design, antes de progredir para Engenheiro Chefe e depois Director de Design, trabalhando directamente com Jim Marshall durante vários anos.

Durante as décadas de 80 e 90 foi responsável por muitos dos avanços tecnológicos e produtos de proa da Marshall. Foi na Marshall, durante os finais dos anos 90, que Bruce conheceu Ian Robinson, Paul Hayhoe e Richard Frost (os Four Bald Men) com quem, eventualmente, criaria a Blacstar Amplification, em 2007.

Bruce tinha um conhecimento enciclopédico de todos os aspectos da electrónica, capaz de cruzar as fronteiras tradicionais dos circuitos solid state, das válvulas e da tecnologia digital. Ele defendia uma “abordagem de engenharia adequada” que contrastava com o “guruismo” que frequentemente prevalecente no desenho de amplificadores de guitarra – e a Blackstar adere hoje a esses valores. O Bruce foi extremamente generoso em partilhar os seus conhecimentos e foi mentor de muitos engenheiros electrónicos, incluindo o M.D. da Blackstar, Ian Robinson, e o Director Técnico, Laurent Veignal.

Bruce concebeu connosco todos os produtos originais Blackstar incluindo os Artisan, Series One e os Pedais HT, no barracão do Ian, em Northampton. Foi a força técnica motriz por detrás de todos estes desenhos que levaram a três patentes. Ele também concebeu os algoritmos digitais originais que se tornaram a ID:Series e é hoje a base da nossa força digital. Sob a orientação do Bruce, a Blackstar estabeleceu uma instalação de I&D de tecnologia de guitarra líder mundial que investe constantemente na investigação de tecnologia de guitarra e na promoção da inovação.

Para além de parceiro de negócios e mentor, Bruce foi também um amigo muito íntimo e tocou baixo numa banda com a equipa fundadora da Blackstar (incluindo o Director de Marketing, Joel Richardson) durante anos. Ao longo dos anos, o Bruce tem sido uma inspiração para muitas, muitas pessoas e aqueles que o conheceram lembrar-se-ão do calor, humor e presença de um indivíduo verdadeiramente único. A Blackstar garante que o seu legado será recordado, protegido e reforçado».

A família de Bruce e Blackstar não desejam flores, mas criaram uma página Just Giving para doações à sociedade de Alzheimer. Podem fazer o vosso donativo através deste link: https://www.justgiving.com/fundraising/brucekeir
Podem deixar aqui as vossas homenagens, histórias e experiências do seu tempo passado com Bruce ou com os seus amps: https://www.mykeeper.com/profile/BruceKeir/