Quantcast
R.I.P. Jim Steinman

R.I.P. Jim Steinman

Redacção
Terry Lott /Sony music

Morreu Jim Steinman, que escreveu e produziu êxitos para Meat Loaf, Celine Dion e Bonnie Tyler. Tinha 73 anos.

Jim Steinman será sempre reconhecido pelo seu trabalho na estreia de Meat Loaf em 1977, “Bat Out of Hell”, e no sexto disco, e sequela, em 1993, “Bat Out of Hell II: Back into Hell”. Mas também ficará para sempre ligado a êxitos como “Total Eclipse of the Heart” de Bonnie Tyler, “Making Love Out of Nothing at All” de Air Supply, “Read ‘Em and Weep” de Barry Manilow, “This Corrosion” de The Sisters of Mercy ou “It’s Coming Back to Me Now” de Celine Dion, entre tantos outros.

Steinman nasceu em Nova Iorque em 1947 e formou-se na George W. Hewlett High School em 1965, antes de obter o seu bacharelato no Amherst College, em Massachusetts. Enquanto lá esteve, dirigiu produções musicais de artistas como Bertolt Brecht e Michael McClure, e até escreveu o seu próprio musical intitulado The Dream Engine. A história seguiu um jovem rapaz chamado Baal e o seu bando de foras-da-lei rebeldes apelidado de The Tribe, colocando Steinman num curso para se tornar um dos renegados mais notórios da música pop.

No início dos anos 70, trabalhou em várias produções teatrais, como um musical de 1973 chamado More Than You Deserve, com o jovem chamado Marvin Lee Aday, também conhecido como Meat Loaf. Alguns anos mais tarde, em 1977, Jim teria a sua grande oportunidade de compor “Bat Out of Hell”, a estreia dos Meat Loaf, que continua a ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.

A partir daí, Steinman escreveu e produziu grandes êxitos para vários artistas, ao mesmo tempo que continuava uma carreira de sucesso como compositor de musicais. Em 2017, a adaptação musical de Steinman de Bat Out of Hell estreou na Manchester Opera House. Jim Steinman fica igualmente ligado ao trabalho com Def Leppard, Barbra Streisand e Billy Squier, tornando-o um dos mais icónicos produtores-compositores de canções do final do século XX.