Morreu Manuel Jorge Veloso

Morreu Manuel Jorge Veloso

Redacção

O músico e compositor Manuel Jorge Veloso, um dos fundadores do Quarteto do Hot Clube de Portugal, morreu na terça-feira, aos 82 anos, vítima de doença oncológica, disse à agência Lusa João Moreira dos Santos. O funeral acontece esta quinta-feira no cemitério do Alto de São João.

Manuel Jorge Veloso nasceu em 21 de Maio de 1937, em Lisboa. No jazz encontrou a sua linguagem e fez parte da primeira vaga de músicos jazz portugueses. Na bateria a forma de se expressar musicalmente, tornando-se um proeminente executante do instrumento. Na década de 1960, logo em 1963, foi um dos fundadores do Quarteto do Hot Clube de Portugal. E ao longo da sua carreira tocou com vários músicos portugueses e estrangeiros, entre os quais Jerome Richardson, Julius Watkins, Don Byas, Chet Baker, Gerry Mulligan ou Milt Jackson.

Homem dos sete ofícios e trabalhador compulsivo, também foi autor e apresentador de vários programas de rádio dedicados ao jazz, em estações como o Rádio Clube Português, a Rádio Renascença e a Antena 2. As suas composições serviram de banda-sonroa a filmes como “Belarmino” e “Uma Abelha na Chuva”. Foi ainda professor na Escola de Cinema do Conservatório Nacional (1971/1973), integrou a direcção da Juventude Musical Portuguesa (1966/1968) e foi secretário-geral da Academia de Amadores de Música (1985/1991).

Veloso tornou-se também programador do jazz na Festa do Avante, procurando dar destaque aos músicos portugueses, tendo apoiado sempre as gerações que se seguiram à sua.