Quantcast
Musikmesse Frankfurt: O Fim da Maior Feira de Música na Europa

Musikmesse Frankfurt: O Fim da Maior Feira de Música na Europa

Redacção
Messe Frankfurt GmbH

Edição de 2022 da Musikmesse em Frankfurt está cancelada. Em comunicado lemos ainda que a Musikmesse, uma das maiores exposições e feiras de instrumentos e equipamento musical do mundo, deixará de ser organizada pela Messe Frankfurt.

Como noticia o site Roma Inversa, a Messe Frankfurt anunciou em comunicado de imprensa que «a feira de formatos de consumidor Musikmesse Plaza e Musikmesse Festival não se realizará em Abril de 2022 devido à situação actual e ao escasso tempo para ser desenvolvida». A empresa apontou, em parte, as restrições relacionadas com a pandemia em curso (ainda que esteja, aparentemente, no seu final), afirmando que: «As regras de higiene tornaram o planeamento muito difícil sobretudo para concertos de grande escala de artistas internacionais, concertos em clubes e locais pouco habituais e eventos de educação musical». No entanto, a Musikmesse também apontou as enormes mudanças que a indústria de instrumentos musicais sofreu nos últimos anos, as quais foram ainda mais aceleradas pela pandemia.

«A transformação dramática no mercado de instrumentos, onde mais de 70% das vendas são agora atribuídas a um pequeno número de retalhistas online, já tinha tido um efeito muito negativo na exposição comercial da Musikmesse nos últimos anos. [Isto] é um dos factores que impulsionam a transformação de um evento [de empresa para empresa] para um evento [de empresa para consumidor]. Tendo isto em conta, a Messe Frankfurt deixará de continuar a parte [business to business] da Musikmesse, mas em vez disso reestruturará os formatos [business to consumer] relacionados com a música num momento posterior».

Stephan Kurzawski, membro dos quadros directivos da Messe Frankfurt, explicou a decisão de tornar o evento mais acessível ao consumidor, afirmando numa declaração: «A concentração do mercado no negócio dos instrumentos musicais – onde um pequeno número de retalhistas online representa mais de 70% do mercado apenas na Alemanha e países vizinhos – está a alterar significativamente o mercado e o comportamento de encomendas. Isto significa que não é comercialmente viável organizar uma feira comercial [business to business]. Tem sido sempre parte da nossa estratégia a longo prazo a Musikmesse fornecer cada vez mais conteúdo ao público em geral para além do negócio de instrumentos musicais e, juntamente com pessoas de todo o mundo, celebrar um festival de música em Frankfurt. Vemos formatos como o Musikmesse Festival e o Musikmesse Plaza terem um futuro brilhante como parte de um novo conceito».

Os novos eventos, centrados no consumidor, serão revelados posteriormente. A este respeito, vale a pena recordar que, no final de 2014, a Fender apontou muitos destes problemas quando anunciou que deixaria de expor na Alemanha de 2015 em diante. Essa foi uma das notícias de maior impacto na indústria de instrumentos musicais na Europa nos últimos anos, até pela forma crua como a marca norte-americana, na altura, se referiu aos aspectos que considera menos positivos no evento de Frankfurt, arrasando a maior feira europeia do género.

Em comunicado oficial, a Fender referia que: «Devido ao Namm Show em Anaheim, Califórnia, realizado vários meses antes da Musikmesse Frankfurt, e ao constante crescimento do fluxo informativo nos media electrónicos e na imprensa musical, a importância da Musikmesse para a Fender MI desceu nos últimos anos. A Fender MI tem cooperado com uma rede selectiva de revendedores há algum tempo. Os distribuidores autorizados recebem informação sobre os nossos novos produtos, tal como das nossas atraentes ofertas ao longo do ano. Portanto, a Fender MI não necessita de uma exposição B2B (empresa-para-empresa) para o seu fluxo de informação e vendas. Ainda que os produtos Fender MI sejam vendidos por revendedores especializados, a Fender tem sempre o consumidor em consideração no que toca à produção e promoção. Contudo, estes intenções não são possíveis de colocar em prática na feira de música com o alcance desejado. Enormes custos de hotel e suplementares impedem que mais e mais consumidores finais, vindos de regiões a maior distância, visitem a Musikmesse. Na perspectiva da Fender MI, a Musikmesse tornou-se, nesta altura, uma feira local. Para permitir aos consumidores de cada país uma experiência real com instrumentos Fender MI, a Fender desenvolveu um conceito através do qual é possível chegar aos clientes que não conseguem visitar a Musikmesse em Frankfurt».

Portanto, os problemas eram antigos e a pandemia apenas antecipou a extinção. Esperemos que a Messe dê a volta ao contexto e aguardamos ansiosamente esses novos eventos, centrados no consumidor, que serão revelados posteriormente. Note-se que a decisão não afectará a Music China, a outra grande feira comercial de instrumentos musicais da Messe Frankfurt. Além disso, o cancelamento ainda deixa a Messe Frankfurt com 135 feiras comerciais, concertos e conferências alinhadas para 2022, só em Frankfurt. Ainda assim, sem dúvida que se trata do fim de uma era para tantos que por lá passaram, mesmo aqueles que, como nós, já o fizeram nos anos em que começou o declínio.