Quantcast
O Desastroso Concerto de Led Zeppelin no Live Aid: Jimmy Page Atira-se a Phil Collins

O Desastroso Concerto de Led Zeppelin no Live Aid: Jimmy Page Atira-se a Phil Collins

Nero

Numa acção promocional do seu novo livro, “Jimmy Page: The Anthology, num festival de literatura, o guitarrista dos Led Zeppelin criticou Phil Collins, acusando-o de, logo na abertura do concerto da lendária banda no Live Aid, se ter debatido para tocar “Rock And Roll”…

Numa conversa no Festival de Literartura de Cheltenham, do The Times e The Sunday Times, Jimmy Page admitiu que a actuação de Led Zeppelin no concerto da Live Aid em 1985 «realmente, não foi muito inteligente». O guitarrista conversava com uma audiência de 1200 pessoas, numa acção de promoção do seu livro “Jimmy Page – The Anthology”.

Page referiu-se mesmo à contribuição do baterista Phil Collins, que se apresentou famoso no espectáculo Live Aid, em Londres, antes de atravessar o Atlântico nesse mesmo dia para tocar ao lado de Tony Thompson com os Led Zeppelin, em Filadélfia. Citado pelo The Times, Page afirmou: «Tivemos duas horas de ensaio, ou nem sequer isso, e o baterista simplesmente não conseguiu apanhar o início da ‘Rock and Roll’. Estávamos num lindo sarilho, portanto, não foi muito inteligente». Podes recordar a performance do tema em questão, no player em baixo.

Page falou mais positivamente sobre a reunião dos Led Zeppelin no Celebration Day, em 2007. «Muito poderia ter corrido mal e não queria ser eu a cometer os erros, mas preparas-te para estas coisas e quando estás no palco entras num estado de transe. Estive com pele de galinha o tempo todo, por isso penso que foi um concerto soberbo. Infelizmente, foi um único espectáculo, mas pronto…»

Quanto ao desastroso concerto no Live Aid, em 2016, Phil Collins publicou a sua autobiografia “Not Dead Yet”. No livro, o baterista dedica algum tempo a essa memória pouco agradável«Desde o início do set que soube que as coisas iam correr mal. Onde estou sentado, não consigo ouvir perfeitamente o Robert, mas consigo ouvir o suficiente para perceber que ele está longe da sua melhor forma. O Jimmy igual. Não me recordo de tocar “Rock And Roll”, mas obviamente que o fiz. (…) E se encontrarem as filmagens (do lado dos Zeppelin deram o seu melhor para apagar isso da história), podem ver-me a fazer mímica, a tocar no ar, a manter-me afastado para evitar uma catástrofe. Se soubesse que a ideia era uma banda com dois bateristas, teria saído do projecto muito antes de sequer me aproximar de Filadélfia».

Collins embarcou no início de Outubro na última digressão dos Genesis, uma digressão na qual Mike Rutherford surpreendeu o universo da guitarra eléctrica