Opeth & Orquestra Filarmónica de Plovdiv

Opeth & Orquestra Filarmónica de Plovdiv

Nero

A banda celebra 25 anos de carreira com concertos especiais. Na data única com orquestra búlgara e tocando integralmente “Ghost Reveries” em Londres. Será também editada a massiva biografia “The Official Book Of Opeth”.

Os Opeth anunciaram um concerto singular. A banda irá até à Bulgária para um concerto único com a Orquestra Filarmónica de Plovdiv. O concerto, que irá ter lugar na cidade natal da orquestra, no Roman Theatre, está marcado para 19 de Setembro. Em comunicado, a banda diz: «A orquestra tem as suas raízes na tradição orquestral centenária de Plovdiv e, ao longo dos anos, tem servido de rampa de lançamento à carreira de maestros mundialmente reconhecidos». Os Opeth levantaram um pouco o véu em relação à setlist, confirmando a execução de “Eternal Rains Will Come”, “The Drapery Falls”, “Demon Of The Fall” ou “The Grand Conjuration”. Além de uma segunda parte do concerto, com temas a representar todo o catálogo discográfico da banda, viajando por uma discografia que se iniciou no death metal e se transmutou em prog rock.

O concerto sinfónico junta-se ao que a banda dará no London Palladium, a 18 de Outubro, para tocar integralmente o álbum “Ghost Reveries”, de 2005, naquilo que são as celebrações dos 25 anos de carreira dos Opeth. Ainda não há indicações de que os concertos venham a ser editados em disco ou vídeo, por mais provável que isso acabe por acontecer.

Contudo, a banda liderada por Mikael Åkerfeldt anunciou recentemente o eixo comemorativo, que será o “Official Book Of Opeth” – uma colecção massiva de fotografias pessoais dos músicos, de estúdio e de concertos, desde os seus primeiros anos, no underground de Estcolmo, até ao presente. O volume será um tipo de arquivo histórico, com textos de Åkerfeldt, de colaboradores, amigos e músicos (actuais e antigos) da banda. A edição será acompanha pelas versões acústicas inéditas de “Atonement” e “Demon Of The Fall”, que a banda garante não vir a disponibilizar noutros formatos.

Os três "quadros" de Travis Smith, que surgem na capa de "Pale Communion", acompanham a edição limitada de "The Official Book Of Opeth".

Os três “quadros” de Travis Smith, que surgem na capa de “Pale Communion”, acompanham a edição limitada de “The Official Book Of Opeth”.

“The Official Book Of Opeth” estará disponível em duas versões, a Classic e a Signature. A última é limitada a 500 cópias e estará assinada por Mikael Åkerfeldt. A versão Signature inclui ainda cópias numeradas do tríptico artwork de “Pale Communion”, da autoria de Travis Smith.

EGITANA