“Opus”, o filme concerto que capta a última performance de Ryuichi Sakamoto em estreia nos cinemas
O concerto foi gravado num estúdio, sem público, em Dezembro de 2022.
A última performance do pianista japonês Ryuichi Sakamoto foi gravada e foi lançada num filme concerto intitulado “Opus”.
No dia em que se cumpre um ano da sua morte, a Midas estreia “Ryuichi Sakamoto | Opus”, o último concerto que o lendário compositor quis deixar ao mundo, antestreado nos festivais de Veneza e Nova Iorque. Um filme único e comovente. Uma celebração da vida de um verdadeiro artista, “Ryuichi Sakamoto | Opus” é o canto definitivo do cisne do querido mestre
Gravado pelo filho do músico, Neo Sora, sem público em Dezembro de 2022, o filme apresenta apenas o falecido compositor japonês e pioneiro da música eletrónica com o seu piano. A performance inclui 20 peças escolhidas a dedo que abrangem toda a sua carreira, desde o seu sucesso inicial como cofundador da Yellow Magic Orchestra até à banda sonora de “The Last Emperor” e ao seu último álbum, “12”. São várias as obras que Sakamoto executa como em piano solo pela primeira vez, como “The Wuthering Heights”, “Ichimei – Small Happiness” e um novo arranjo da faixa de 1978 “Tong Poo” da Yellow Magic Orchestra.
Numa declaração póstuma sobre o filme-concerto, Sakamoto disse: «O projeto foi concebido como uma forma de registar as minhas atuações – enquanto eu ainda era capaz de atuar – de uma forma que valesse a pena preservar para o futuro. Pedimos emprestado o estúdio 509 do NHK Broadcast Center para gravar, que é um lugar que eu acho que oferece a melhor acústica do Japão.»
Opus conta com realização de Bill Kirstein e foi filmado com câmaras 4K com uma equipa de produção de quase 30 pessoas. Foi produzido pela empresária e esposa de Sakamoto, Norika Sora, juntamente com Albert Tholen, Aiko Masubuchi e Eric Nyari.
SALAS DE CINEMA COM EXIBIÇÃO
Lisboa
Cinema Ideal
UCI Cinemas El Corte Inglés – Lisboa
Grande Porto
UCI Cinemas Arrábida 20 – Gaia
Centro
Auditório Salgado Zenha (Associação Académica de Coimbra)
Casa do Cinema de Coimbra
Ilha da Madeira
NOS Cinemas Forum Madeira – Funchal