19 discos dos Iron Maiden remasterizados. Vê em vídeo o processo!

19 discos dos Iron Maiden remasterizados. Vê em vídeo o processo!

Nuno Ribeiro

15 álbuns de estúdio, duas colectâneas e dois álbuns ao vivo dos Iron Maiden, foram relançados pela Parlophone Records, todos masterizados especialmente para o iTunes, em 24 bit e 96 kHz.

Steve Harris, o baixista e “pai” da banda britânica, comentou: «O procedimento da masterização para o iTunes, permite ao ouvinte experienciar a música tão próxima quanto possível, da forma que o artista pretendia que fosse ouvida. Então, claro que estava muito interessado em que os álbuns dos Maiden fossem masterizados desta maneira. Os registos já estavam digitalmente disponíveis, quando este meio tornou-se numa plataforma para distribuição de música importante, mas foram masterizados com os CDs em mente. O processo do iTunes envolve uma abordagem diferente e é ótimo fornecer  a música aos nossos fãs tão perto de um som puro e preciso como poderíamos possivelmente alcançar. Por exemplo, como a maioria das pessoas sabem, nunca fiquei muito feliz com o som no primeiro álbum dos Maiden, mas ouvindo-o agora, as guitarras estão mais altas, a bateria mais substancial e o tom geral é muito melhor, na minha opinião. Tony Newton e Ade Emsley, que trabalharam comigo no projeto, fizeram um excelente trabalho em recapturar tudo das matrizes originais, e juntos temos remasterizado todos elas digitalmente e estou verdadeiramente feliz com os resultados.»

O engenheiro de gravação, Tony Newton acrescentou: «O processo começou com a localização de todas as fitas originais da mistura do álbum (ou em qualquer formato que foram misturados ). De seguida, a escolha do conversor analógico para o digital foi feita para a captura mais precisa para torná-lo o mais próximo possível ao som da mistura que foi planeada pela banda. A última vez que um monte dessas fitas foram capturadas, foi na década de 1980, nos primeiros dias do digital, e só eram possíveis capturar arquivos 44.1kHz / 16bit. Além disso, os novos conversores analógico-digital são agora muito superiores, e, claro, é possível produzir arquivos, de longe, com maior resolução. O resultado disso é que as músicas agora soam mais definidas, com profundidade e calor adicionados.»

A banda disponibilizou um vídeo, que podes ver no player em baixo, onde mostra como aconteceu todo o processo de remasterização. Os fãs podem fazer o download dos álbuns em Mastered For iTunes.

Os 19 discos remasterizados são: “Iron Maiden”, “Killers”, “The Number Of The Beast”, “Piece Of Mind, “Powerslave”, “Somewhere In Time”, “Seventh Son Of A Seventh Son”, “No Prayer For The Dying”, “Fear Of The Dark”, “The X Factor”, “Virtual XI”, “Brave New World”, “Dance Of Death”, “A Matter Of Life And Death”, “The Final Frontier”, “Somewhere Back In Time”, “From Fear To Eternity” (2 CD), “Live After Death” (2 CD) e “Rock In Rio” (2 CD).

EGITANA