Quantcast
Porcupine Tree: 12 Anos Depois Regressam Com “Closure/Continuation” [Streaming]

Porcupine Tree: 12 Anos Depois Regressam Com “Closure/Continuation” [Streaming]

Samuel Silva

Já podes ouvir na integra o novo álbum das lendas do rock progressivo Porcupine Tree.

Sem grandes campanhas antes do lançamento, o trio composto por Steven Wilson, Gavin Harrison e Richard Barbieri editou o seu mais recente LP, competente e incisivo.

Depois de Steven Wilson ter deixado o projecto em standby durante anos, os fãs desesperavam por um novo projecto. Seguiram-se anos complicados para os Porcupine Tree e Wilson dedicou-se à sua carreia a solo.

Contudo Steven e Harrison foram, volta e meia, casualmente tocando juntos e desses encontros surgiram algumas ideias que mais tarde evoluíram para canções do novo álbum, segundo contaram ao The Guardian em entrevista.

O título do álbum por si só indicia dúvida, se por um lado temos a tão desejada “closure” para os membros depois do final abrupto do grupo a dúvida que o futuro carrega mantém-se com Barbieri a afirmar que: «Eu sei que o Steven vai entrar em modo solo depois disto, vai depender de onde isso o leva. Porcupine Tree só existe com ele. Fico feliz se for closure. Estou confortável com isso, fizemos um bom álbum e se este for o final acabamos bem os três. Sem sentimentos negativos.»

As diferenças no seio do próprio grupo e em qualquer grupo diga-se são o que o diferenciam mas também o que o dividem, cada está mais confortável numa certa área musical e tende a “puxar a sua sardinha” para onde lhe é mais viável o que foi algo que se evidenciou depois de em algum tempo na banda terem desenvolvido uma espécie de arquétipo de música dos Porcupine conta Wilson.

Contudo, os três concordam que neste álbum todos contribuíram mais ativamente e que foi mais um esforço de co-escrita que um esforço a solo de Wilson nessa área.

A primeira vez que os ouvi foi quando, no meu primeiro ano de faculdade, um prog rock aficionado simpático surgiu com um bolso cheio de cd’s pirateados guardados numa gabardine no átrio, agora posso só “streamar” o álbum, assim como vocês.

“Closure/Continuation” já está disponível para audição e compra.